Fotografia

Ela fotografou sua filha crescendo sem smartphone e rompendo com estereótipos de gênero em série inspiradora

por: Vitor Paiva

A juventude do fotógrafo estadunidense Nolan Streitberg parece hoje um documento de um passado que não existe mais: filho único de um pai solteiro e artista, nascido no interior do estado do Oregon, Nolan cresceu na pequena cidade de Albany, rodeado de natureza e do charme que as cidades pequenas possuíam, mas também do tédio típico de uma adolescência interiorana em uma época em que não existiam os smartphones e computadores que hoje nos permitem superar os limites de nossa vida concreta. Acontece que tal realidade ainda existe, e é experimentada atualmente pela filha de Nolan, a pequena Haley, que cresce na mesma cidade que ele cresceu, e também, por decisão dos pais, livre de aparelhos eletrônicos ou coisa que o valha.

Nolan trabalha em casa, e passa o dia com Haley, assistindo a filha explorando o mundo livre de telas e imersa em sua imaginação e personalidade – mas também lutando contra o tédio da vida em uma cidade pequena. E essa observação inspirou o pai a realizar um ensaio com Haley, intitulado ‘Long Summer Days”, ou Longos dias de verão. “Essa imagens incluem sutilezas e metáforas ricas que rompem com estereótipos femininos enquanto sublinham a força delicada de minha filha, sua independência, seus desafios, sua jovialidade”, diz o fotógrafo.

As fotos mostram tanto Haley brincando simplesmente, quanto lidando com animais, trocando freios de um carro, dando estrela na calçada, brincando no balanço, perdendo seu primeiro dente de leite ou simplesmente deitada nas folhas ou no gramado, pensando e imaginando o próprio futuro. “Ela está em uma idade em que desenvolve sua personalidade forte e que culmina em todos esses elementos que estou capturando e documentando”, comenta, orgulhoso, o fotógrafo e pai.

© fotos: Nolan Streitberg

Publicidade

© fotos: Nolan Streitberg


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Últimas fotografias tiradas de Marilyn Monroe em ensaio que é pura nostalgia