Ciência

Entenda como é possível controlar o que você sonha

por: Kauê Vieira

Os sonhos são expressões do nosso inconsciente, que nem sempre se apresentam de forma literal ou mesmo ilustrativa – na maioria das vezes, são como signos de impulsos, desejos ou traumas, sem uma funcionalidade ou um significado direto. Mas muitas vezes os sonhos são também um parque de diversões de possibilidades enquanto dormimos – nos quais podemos voar, marcar o gol do título diante da nossa torcida, realizar façanhas impossíveis, conquistar paixões imbatíveis e mais. Todos já tiveram um desses deliciosos sonhos, mas são raros aqueles em que sabemos que estamos sonhando, e percebemos sermos capazes de controlar o que acontece. São os chamados “sonhos lúcidos”, um fenômeno não só explicado como que pode ser estimulado por nós mesmos.

Sim, apesar de se tratar de um fenômeno raro – estima-se que teremos somente cerca de 10 desses ao longo de nossas vidas – especialistas garantem que existem práticas que podem ser feitas para estimular os sonhos lúcidos. Segundo consta, treinos e mudanças de hábito criam um tipo de sono mais aberto a esse tipo de sonho – que se difere dos sonhos vívidos, aqueles que parecem muito real, dos quais nos lembramos com riqueza de detalhes já despertos, mas que não controlamos nossas ações. São técnicas indiretas, que exigem persistência e dedicação, mas que podem, de acordo com especialistas, ampliar a incidência dos sonhos lúcidos. Além de serem tema de filmes, os sonhos lúcidos vem sendo utilizados não só para ajudar no combate a problemas emocionais, facilitando resoluções de questões da vida desperta, como também para facilitar a nos retirar de pesadelos, especialmente os reincidentes.

A primeira prática sugerida é programar o despertador para antes da hora costumeira de acordar. Assim, despertamos ainda na fase REM do sono, quando os sonhos estão mais intensos. A sugestão é se concentrar no sonho e voltar a adormecer – sendo, dessa forma, mais possível retornar ao sonho com lucidez. Concentrar-se no que deseja sonhar antes de dormir e, pela manhã, anotar o sonho é outra técnica recomendada – pode-se também utilizar um gravador, e fazer isso assim que despertar. O uso exagerado de televisão, computador ou smartphone, especialmente antes de dormir, não é recomendado. São sugestões que podem demorar para surtir efeito, mas que ajudam a nos colocar nesse estado de sonho lúcido.

Publicidade

© fotos: divulgação 


Kauê Vieira
Nascido na periferia da zona sul de São Paulo, Kauê Vieira é jornalista desde que se conhece por gente. Apaixonado pela profissão, acumula 10 anos de carreira, com destaque para passagens pela área de cultura. Foi coordenador de comunicação do Projeto Afreaka, idealizou duas edições de um festival promovendo encontros entre Brasil e África contemporânea, além de ter participado da produção de um livro paradidático sobre o ensino de África nas Escolas. Acumula ainda duas passagens pelo Portal Terra. Por fim, ao lado de suas funções no Hypeness, ministra um curso sobre mídia e representatividade e outras coisinhas mais.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Tecnologia recupera a capacidade de comunicação para pessoas diagnosticadas com ELA