Arte

Estátua ‘roubada’ de Banksy pode arrecadar mais US$ 1 milhão em leilão

por: Gabriela Glette

Uma das poucas esculturas do street artist Banksy, é a ‘The Drinker’ – uma espécie de paródia subversiva de ‘The Thinker’, de Auguste Rodin. Feita de materiais industriais, com um cone de trânsito adornando a cabeça, a obra foi erguida em 2004 perto da Shaftesbury Avenue – em Londres. Porém, pouco tempo depois, a escultura foi “roubada” pelo artista Andy Link – líder do grupo de arte Art Keida Na época, em entrevista à rede CNN, ele afirmou se sentir no direito de se apropriar da obra, já que aparentemente, Bansky a havia abandonado na rua. Mais de uma década depois, a estátua foi recuperada e será leiloada pela tradicional casa de leilões Sotheby’s House, que poderá arrecadar mais de US$ 1 milhão em leilão.

estátua roubada de banksy 1

“Eu fiz isso como um truque, uma brincadeira”, disse Link em entrevista, acrescentando que se esforçou para devolver a estátua ao artista e entrou em contato com a polícia para ver se ela havia sido relatada como perdida ou roubada. A estátua não foi reclamada e, por isso, Link disse que a manteve até 2007, quando foi retirada de seu jardim. O artista ainda disse que denunciou o roubo à polícia e registrou a perda em um registro de roubo de arte.

estátua roubada de banksy 2

“The Drinker” foi listada no catálogo de leilões da Sotheby’s e deve ser leiloado em Londres no início de dezembro. Especialistas afirmam que ela deverá arrecadar mais de 1 milhão de libras, cerca de 5 milhões de reais. Em seu catálogo, a casa de leilões disse que o trabalho foi “misteriosamente recuperado” de Art Kieda em um “assalto anônimo” e foi posteriormente adquirida por seu atual proprietário em 2014.

estátua roubada de banksy 3

Acontece que Link insiste em argumentar que a estátua ainda pertence a ele e afirma ter documentos originais da polícia comprovando sua propriedade. O artista atualmente está brigando com a Sotheby’s House, com o objetivo de contestar a obra, que segundo ele, pertence a ele mesmo. A disputa entre os dois já está tão conhecida em Londres, que ganhou um documentário – o  filme “The Banksy Job”, que contou como a saga da escultura se desenrolou. Todo mundo quer ter uma obra de Banksy para chamar de sua!

Publicidade

Fotos: divulgação


Gabriela Glette
Uma jornalista e produtora de conteúdo que mora na França. Apaixonada por viagens e inquieta por natureza, ela encontrou no nomadismo digital o segredo de sua felicidade, e transforma a saudade que sente da família e amigos em combustível para escrever suas histórias. Gabriela também é fundadora do site Quokka Mag, onde fala apenas sobre coisas boas!

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Agenda Hype em casa: Caetano Veloso, Karol Conka e Zeca Pagodinho atacam nas lives