Inspiração

Estudante de medicina da periferia de SP arrecada R$ 82 mil para estudar em Harvard

por: Yuri Ferreira

Márcio Henrique de Jesus Oliveira, de 21 anos, é nascido e criado em Itaquera, Zona Leste de São Paulo. Filho de catadores de material reciclável, começou a trabalhar aos 13 anos e quase abandonou a escola durante o Ensino Fundamental. Hoje estudante de medicina em uma universidade pública, ele vai conseguir estudar em Harvard.

Através de uma vaquinha online, Márcio conseguiu arrecadar o valor integral (R$ 82 mil) para custear sua viagem aos EUA e finalmente vai poder realizar o sonho de poder estudar em uma das maiores universidades de todo o mundo. Ele vai acompanhar o professor de Medicina da USP, Paulo Saldiva, para realizar pesquisas em Harvard e em outras faculdades americanas.

– Todos os alunos da UniFavela são aprovados em universidades públicas

“O Saldiva depois me ligou e perguntou: ‘quero saber se você aceita ficar um ano comigo em Boston?’. Eu tremia todo”, contou ao jornal Metro.

Entretanto, não foi sempre que ele se enxergou nesse caminho. “Eu brincava demais dentro de sala de aula e só pensava em sair da escola para trabalhar e ajudar os meus pais. Para a gente, é o sonho ou a sobrevivência, o estudo ou o trabalho. Eu desconhecia as possibilidades de ampliar os limites do meu mundo por meio da educação”, relatou Márcio ao site Razões para Acreditar.

Oliveira alcançou o sonho de  poder ingressar em uma universidade pública graças ao cursinho popular MedEnsina, que foi idealizado pelo professor Saldiva.

Aqui no Hypeness, a gente já contou a história do cursinho popular que oferece treinamento pré-vestibular para transexuais gratuitamente e também contamos a história de Bruna Sena, a jovem periférica de 17 anos que passou em primeiro lugar no curso de Medicina na USP.

“Há uma multidão de jovens lutando, lançando a semente, uns com o clima favorável, outros não. Nossa luta é nutrir esses sonhos”, afirmou Márcio ao jornal Metro.

Publicidade

Foto: Diário de Uberlândia/Reprodução


Yuri Ferreira
Jornalista formado na Escola de Jornalismo da Énois. Já publicou em veículos como The Guardian, UOL, The Intercept, VICE, Carta e hoje escreve aqui no Hypeness. No twitter, @yurifen.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Cãozinho herói ajuda a salvar coalas de incêndios na Austrália