Sustentabilidade

Estudantes de arquitetura constroem casas sustentáveis e resistentes a enchentes

por: Gabriela Glette

Estudantes de arquitetura da Universidade do Kansas – Estados Unidos, acabaram de entregar um projeto inovador de casas modernas, abertas e flexíveis. O grupo projetou e construiu duas residências “inteligentes” que agregam características tecnológicas e são eficientes ambientalmente, como forma de lutar contra grandes enchentes e tragédias ambientais.

casas sustentáveis e resistentes 1

O aquecimento global e as mudanças climáticas decorrentes dele já estão acontecendo. Hoje, os arquitetos, engenheiros e urbanistas possuem um imenso desafio, que é o de propor e desenvolver novas formas de moradia, não somente mais sustentáveis, mas que sejam mais adaptadas e resistentes, podendo resistir às tragédias que possam vir a acontecer. Estima-se que o nível do mar poderá aumentar um metro até 2100. Muitas cidades desaparecerão, e milhares de pessoas perderão suas casas.

casas sustentáveis e resistentes 2

Foi pensando nisso que o grupo projetou casas flutuantes de vidro localizadas em uma planície de inundação, cujas bases são elevadas e o acesso se dá por rampa. Desenvolvidas através de uma parceria entre o escritório de arquitetura Studio 804, e professores e estudantes da Universidade do Kansas, o projeto acaba de receber a certificação máxima LEED Platinum.

casas sustentáveis e resistentes 3

Autonomia Energética

Ambas as casas foram construídas sob superfícies permeáveis, que garantem uma melhor absorção do volume de água. Além disto, a água que cai da chuva é canalizada por meio de canos subterrâneos e usada para as plantações nativas.

casas sustentáveis e resistentes 4

Em cada residência foram instalados apenas equipamentos de baixo fluxo com classificação WaterSense: programa dos EUA que reúne marcas preocupadas com o uso consciente da água. Com entrada de luz abundante, os vidros não apenas promovem uma maior interação com a natureza ao redor, como permitem com que a casa mantenha uma temperatuda interna agradável.

casas sustentáveis e resistentes 5

No telhado, 18 painéis solares proporcionam autonomia energética à casa, de modo com que as residências sejam consideradas “Net Zero Energy”, ou seja, toda a demanda de energia são supridas por elas mesmas. Estas são o que podemos chamar de casas do futuro!

Publicidade

Fotos: divulgação


Gabriela Glette
Uma jornalista que ama poesia e mora na França, onde faz mestrado em comunicação. Apaixonada por viagens e inquieta por natureza, ela encontrou no nomadismo digital o segredo de sua felicidade, e transforma a saudade que sente da família e amigos em combustível para escrever suas histórias.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
UFRJ diz que tendência é que crises hídricas aumentem no Rio de Janeiro