Arte

Fechado há 4 anos, Museu da Língua Portuguesa confirma data de abertura

por: Yuri Ferreira

Depois de um grave incêndio, foi fechado há 4 anos. Mas ele está de volta. O Museu da Língua Portuguesa, um dos melhores e maiores patrimônios culturais do país e de São Paulo vai voltar a operar a partir de junho de 2020.

Após o gravíssimo incêndio que aconteceu no dia 21 de dezembro de 2015,o Museu da Língua Portuguesa – que recebeu mais de 4 milhões de visitantes entre 2006 e 2015 – passou por obras que chegaram ao custo de 81 milhões de reais (pouco, para o patrimônio e o valor que esse museu tem para um de nossos principais patrimônios imateriais: a nossa língua).

– 8 museus para se visitar antes que sejam tomados pelo descaso ou pelo fogo

A Fachado do Museu da Língua Portuguesa, na Estação da Luz.

Além do valor do seguro, contribuíram para a finalização da obra o Governo Federal, a EDP, o Grupo Globo, o Grupo Itaú, a Sabesp e a Fundação Calouste Gulbenkian. Além do acervo original, o museu ainda contará com novos espaços, com um mirante para o Parque da Luz e também um café para quer quiser passar uma boa tarde no local.

– Seleção Hypeness: 17 fatos desconhecidos sobre SP para descobrir num passeio pela cidade

“O Museu da Língua Portuguesa, agora reconstruído, retoma sua vocação de espaço de educação por excelência, em que patrimônio histórico, experiências museológicas e ações educativas se complementam e se comunicam para celebrar nosso maior patrimônio imaterial, o nosso idioma”, afirmou, em nota oficial do museu, Lucia Bastos, gerente geral de Patrimônio e Cultura da Fundação Roberto Marinho.

Imagens do desastre do dia 21 de dezembro de 2015, quando o Museu pegou fogo

As obras do museu estão prontas e, no prazo de 6 meses, seu acervo será refeito, com a promessa de mais interação com o público e novas exposições. O acesso foi facilitado também como uma integração direta entre a Estação Luz da CPTM e o próprio museu, atraindo mais pessoas para o museu e facilitando a mobilidade dos turistas que desejarem conhecer o querido Museu da Língua Portuguesa. Até a abertura não chegar, você pode dar uma olhada no acervo online do museu.

– Saiba quais são os 10 melhores museus brasileiros

“Nós teremos aqui um centro de referência e estudos da língua portuguesa. Então teremos não apenas uma área voltada ao público em geral, mas também um espaço para pesquisadores, estudiosos e outro para debates e seminários sobre a língua portuguesa e a diversidade cultural como temas principais”, disse o secretário de Cultura e Economia Criativa, Sérgio Sá Leitão à Empresa Brasileira de Notícias.

Publicidade

Fotos: Foto 1: Divulgação/Museu da Lígua Portuguesa Foto 2: Reprodução/Globon


Yuri Ferreira
Jornalista formado na Escola de Jornalismo da Énois. Já publicou em veículos como The Guardian, UOL, The Intercept, VICE, Carta e hoje escreve aqui no Hypeness. No twitter, @porfavorparem.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Artista organiza pedras em padrões impressionantes na praia e diz que é terapêutico