Sustentabilidade

Ford irá substituir plástico de peças automotivas por palha de café

por: Gabriela Glette

A palha de café é a casca seca do grão que sobra no processo de torrefação. Todos os anos, geramos milhares de toneladas de palha de café, que normalmente são transformadas em adubo ou carvão. No entanto, uma parceria entre várias empresas dará outro destino aos resíduos de café. Uma destas empresas é a multinacional estadunidense Ford, fundada em 1903 por Henry Ford. A montadora irá substituir o plástico pela palha de café em algumas peças automotivas, dando um passo importante para ser mais sustentável.

ford palha de café 1

O projeto envolve também o McDonald’s, a Varroc Lighting Systems – fornecedora de faróis, e a Competitive Green Technologies – processadora da palha de café. As empresas perceberam que a palha de café é capaz de reforçar certos tipos de peças, criando um material durável. Isto porque, quando aquecida a altas temperaturas sob baixo oxigênio e misturada com plástico e outros aditivos, ela dá origem a um granulado que pode ser moldado em vários formatos.

ford palha de café 2

As peças feitas com esse composto são cerca de 20% mais leves e consomem até 25% menos energia no processo de moldagem. A sua resistência ao calor também é melhor que a do material usado atualmente, favorecendo a aplicação em peças como carcaças de faróis e outros componentes no compartimento do motor.

ford palha de café 3

Debbie Mielewski – líder técnica do time de sustentabilidade e pesquisa de novos materiais da Ford, afirma: “Este é um exemplo de avanço na economia de circuito fechado, onde diferentes indústrias trabalham juntas e trocam materiais que de outra forma seriam descartados”. A líder ainda explica que o novo material com palha de café é melhor que o material usado anteriormente – mais sustentável e com uma qualidade superior.

ford palha de café 4

Publicidade

Fotos: divulgação


Gabriela Glette
Uma jornalista e produtora de conteúdo que mora na França. Apaixonada por viagens e inquieta por natureza, ela encontrou no nomadismo digital o segredo de sua felicidade, e transforma a saudade que sente da família e amigos em combustível para escrever suas histórias. Gabriela também é fundadora do site Quokka Mag, onde fala apenas sobre coisas boas!

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Guia Alimentar: “Ultraprocessados são a ‘terra plana’ do Ministério da Agricultura”, diz especialista