Ciência

Gatos amam caixas pois estar dentro delas deixa-os menos estressados, aponta estudo

10 • 12 • 2019 às 17:13 Gabriela Glette
Gabriela Glette Uma jornalista e produtora de conteúdo que mora na França. Apaixonada por viagens e inquieta por natureza, ela encontrou no nomadismo digital o segredo de sua felicidade, e transforma a saudade que sente da família e amigos em combustível para escrever suas histórias. Gabriela também é fundadora do site Quokka Mag, onde fala apenas sobre coisas boas!

De todas as características apaixonantes dos gatos, talvez a mais marcante seja a serenidade e a necessidade de se estar em um lugar calmo e silencioso. Não é à toa que eles sempre acabam escolhendo cantos que nós não conseguimos acessar, como caixas e até malas de viagem. Segundo estudo encabeçado por pesquisadores da Universidade de Utrecht, esta preferência dos felinos, é justamente porque deitar em caixas reduz de fato os níveis de estresse deles.

gato nas caixas 1

Os pesquisadores realizaram um estudo em um abrigo holandês, envolvendo 19 gatos, 10 dos quais tinham uma caixa com eles. A pesquisa enfatiza que as experiências estressantes afetam muito mais os gatos, do que a nós mesmos: Experiências estressantes podem ter um grande impacto no bem estar dos gatos e causar maiores incidências de doenças infecciosas devido ao aumento dos níveis de cortisol, causando imunodeficiência”.

gato nas caixas 2

Imediatamente, eles notaram uma diferença entre o grupo de gatos que foram mantidos com uma caixa e os que não tinham o objeto ao seu alcance. Depois de alguns dias, os gatos com uma caixa registraram um nível de estresse menor do que um grupo de animais sem caixas.

gato nas caixas 3

Por isto, não se sinta frustrado caso você compre um brinquedo para seu gatinho, e ele acabe escolhendo a caixa da embalagem. Para eles, elas são muito mais do que brinquedos!

Curiosidades sobre os gatos

Companheiros, independentes, inteligentes. Os gatos são animais apaixonantes. E, ao contrário do que muita gente pensa, o cérebro dos gatos é biologicamente mais similar ao de um humano do que o cérebro de um cão. Ambos, humanos e gatos, têm uma região idêntica no cérebro responsável pelas emoções.

A capacidade de um gato encontrar sua casa é chamado de “psi-viagem”. Especialistas acreditam que eles utilizem o ângulo da luz do sol para encontrar o caminho, ou que existam células magnéticas no seu cérebro que atuam como uma bússola.

Publicidade

Canais Especiais Hypeness