Debate

Isis Valverde critica sexualização de foto amamentando filho: ‘Não vou me calar’

por: Karol Gomes


Isis Valverde postou na última segunda-feira, dia 9 de dezembro, uma foto sua enquanto amamenta o filho, Rael. Na legenda da imagem, a atriz escreveu: “Hoje tem amor de mãe”. Fazendo uma alusão não só ao que sente por Rael, como também a novela que está estrelando no horário nobre de Rede Globo, Amor de Mãe.  

 

Até aí, tudo bem. Não fosse um sério problema: o machismo. Em uma clara tentativa de atrair cliques, o veículo de fofoca TV Foco usou a imagem para distorcer o contexto e sexualizar o ato de Isis. Uma chamada no Twitter dizia que, no post, Isis mostrou “os peitos” e convidada para o sexo – em nenhum momento foi descrito que a atriz tinha o filho nos braços e amamentava.

 

A publicação da TV Foco chocou a internet e também muitas famosas que são mães, como Tatá Werneck que escreveu em defesa da colega de profissão e pedindo pelo fim da sexualização da maternidade. “Não bastasse constrangimento que as mulheres sofrem quando querem amamentar seus filhos em público”, disse. 

Isis também decidiu se manifestar sobre o ocorrido e agradecer o apoio que recebeu online, por meio de um post em seu Instagram. “Uma foto minha amamentando meu filho foi completamente deturpada. O que me deixa aliviada é que não nos calamos mais diante disso. Obrigada a todas as pessoas que apontaram o absurdo que é sexualizar este ato tão saudável e natural da amamentação. Sigamos”, escreveu. O post inclui até uma arte feita para homenagear Isis.


Depois dos comentários negativos, o TV Foco mudou o título da matéria para  “Isis Valverde aparece amamentando o filho em foto encantadora” – porém, o texto da matéria não sofreu alterações nesta primeira revisão e continuou classificando a fotografia de Isis como “polêmica” e “íntima”.

Ao continuar recebendo críticas, o site finalmente alterou o conteúdo da matéria e publicou também uma nota de retratação. Leia na íntegra: 

“Na última segunda-feira (11) de dezembro, o TV FOCO veiculou uma matéria intitulada: ‘Isis Valverde mostra os peitos em foto íntima e faz grande anúncio: ‘Hoje tem’. O título da manchete, de fato, foi reconhecido como inapropriado e, visto isso, decidimos mudar imediatamente o conteúdo postado por um funcionário novo na empresa. 

Por conta de uma funcionalidade automática da rede social ligada ao site, o conteúdo anterior foi publicado e printado por usuários, ganhando força e viralizando na internet, o que obviamente não justifica o erro. 

Como dito anteriormente, o TV FOCO reconheceu o título impróprio e por isso decidiu mudar totalmente o conteúdo postado. Entendemos a repercussão do caso e ressaltamos que o TV FOCO não compactua com nenhuma forma de sexualização da maternidade. O texto já alterado com o novo título: “Isis Valverde aparece amamentando o filho em foto encantadora” está disponível na URL: https://www.otvfoco.com.br/isis-valverde-aparece-amamentando-o-filho-em-foto-encantadora/”

Publicidade

Fotos: Reprodução


Karol Gomes
Karol Gomes é jornalista e pós-graduada em Cinema e Linguagem Audiovisual. Há cinco anos, escreve sobre e para mulheres com um recorte racial, tendo passado por veículos como MdeMulher, Modefica, Finanças Femininas e Think Olga. Hoje, dirige o projeto jornalístico Entreviste um Negro e a agência Mandê, apoiando veículos de comunicação e empresas que querem se comunicar de maneira inclusiva.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Lula e Bolsonaro bombam em eleições dominadas por militares, pastores e ‘Zé das couves’