Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Assim como todos os outros músculos do corpo humano, o cérebro precisa se manter em movimento para continuar em plena forma. De acordo com um estudo de 68 anos da Universidade de Edimburgo, jogos de cartas e tabuleiro são grandes aliados que ajudam a proteger o cérebro contra o envelhecimento. Isto porque, este tipo de jogo estímula áreas cerebrais relativas à memória, resolução de problemas, velocidade de raciocínio e capacidade de raciocínio geral, o que pode ser determinante na terceira idade.
A equipe testou mais de 1000 pessoas com mais de 70 anos de idade, sendo que os participantes tiveram que repetir os mesmos testes de raciocínio a cada três anos até os 79 anos. Os pesquisadores analisaram a relação entre o nível de jogo de uma pessoa e suas habilidades de pensamento, levando em consideração fatores como estilo de vida, educação, status socioeconômico e níveis de atividade, bem como os resultados de um teste de inteligência que os participantes concluíram quando tinham 11 anos de idade.
A conclusão é de que as pessoas que dedicaram mais tempo jogando nos últimos anos, experimentaram menos declínio nas habilidades de raciocínio – particularmente na função de memória e velocidade de raciocínio. Os pesquisadores dizem que as descobertas ajudam a entender melhor que tipos de estilos de vida e comportamentos podem estar associados a melhores resultados para a saúde cognitiva dos idosos.
Drew Altschul – da Escola de Filosofia, Psicologia e Ciências da Linguagem da Universidade, explicou que: “Essas últimas descobertas aumentam a evidência de que o envolvimento de atividades ao longo da vida pode estar associado a melhores habilidades de raciocínio mais tarde”.
“Embora as habilidades de pensamento de algumas pessoas possam diminuir à medida que envelhecemos, esta pesquisa é mais uma evidência de que isto não precisa ser inevitável. A conexão entre jogar jogos de tabuleiro e outros jogos não digitais mais tarde na vida e habilidades de pensamento e memória mais nítidas se somarmos tudo o que sabemos sobre as medidas que podemos tomar para proteger nossa saúde cognitiva, incluindo não beber álcool em excesso, ser ativo e ter dieta saudável”, completou Caroline Abrahams – psicóloga também envolvida no estudo.
Publicidade
O projeto do novo Museu de História Natural de Curitiba foi na semana passada aprovado e apresentado pelo prefeito...
Astrônomos identificaram um novo planeta orbitando a Proxima Centauri, estrela mais próxima do Sol. Chamado de...
Em meio à pandemia do coronavírus, muito se fala sobre a necessidade - hoje mais importante que nunca, de lavar bem...
De acordo com dados divulgados pelo governo indiano na última terça-feira (30), a população de tigres na Índia...
Astrônomos detectaram por telescópio um poderoso laser de ondas radioativas no espaço. Em termos oficiais, o laser...
O pequeno David Pruitt, de 7 anos de idade, faleceu por conta da meningoencefalite amebiana primária, também...
A seca extrema que vem castigando diversos países do continente europeu revelou uma surpresa arqueológica na zona...
Na letra fria e objetiva da ciência, Júpiter é um planeta gasoso, não composto primariamente por matéria sólida,...
A deusa Atena não dá nome à capital da Grécia à toa. Ela disputou o controle da cidade, que era sua preferida, com...