Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Se hoje o suposto “papel” da mulher como delicada e indefesa responsável pelo “lar” tornou-se ideário obsoleto e símbolo da desigualdade de gênero e da opressão – ainda que lamentavelmente siga existindo quem tenha parado no tempo diante da luta pela igualdade -, no século XIX tais ideias eram lugar comum, e derruba-las era tarefa que exigia força descomunal. E era isso que Laverie Vallee possuía, para se tornar uma das mais célebres artistas do vaudeville americano da época, misturando em suas apresentações sensualidade, malabarismo, trapézio, strip-tease e demonstrações de força em plena virada para o século XX.
Sua estreia nos palcos aconteceu no natal de 1897, em Nova York, com Laverie – que tornou-se famosa pelo nome artístico de Charmion – entrando no palco devidamente coberta por um vestido vitoriano e, montada no trapézio, tirando a roupa para se revelar uma malabarista sensual. As peças de roupa eram atiradas à platéia, enquanto Charmion realizava acrobacias perigosas no trapézio, seduzindo e assombrando a todos que assistiram seus números.
Além de possuir músculos e habilidade, Charmion foi uma das artistas que melhor se aproveitou do surgimento da fotografia e do cinema para ampliar seu sucesso.
Foi assim que em 1901 o inventor Thomas Edison, que poucos anos antes havia colaborado imensamente para o desenvolvimento do cinema, das filmagens e das exibições de filmes, decidiu registrar uma apresentação de Charmion. Intitulado “Trapeze Disrobing Act” (ou “Número de trapézio tirando a roupa”, em tradução livre), o filme mostra não só parte do show de Charmion, como também dois homens da plateia aplaudindo e pegando as peças de roupa atiradas. Segundo consta, a presença dos homens no filme servia para sinalizar para as plateias que assistissem o filme de Edison que não deveriam se escandalizar, como sugeririam as conservadoras normas sociais do início do século XX. Laverie morreu em 1949, aos 73 anos, na Califórnia.
O filme de Thomas Edison sobre Charmion pode ser visto abaixo.
Publicidade
A carne folheada a ouro de Ronaldo dada como presente aos atacantes da seleção já deu o que falar na imprensa...
A vida é incrível demais para morrermos cedo. Viagens, experiências, pessoas, filmes, livros... é muita coisa para...
Há duas premissas bastante diretas e retas sobre as quais é possível identificar a filosofia de Jesus: o amor e o...
Atriz premiada, Viola Davis completou 55 anos de vida no último dia 11 de agosto. Para comemorar a data nas redes...
Mosley, um cãozinho da raça Greyhound, foi resgatado pela Going Home Galgos, uma ONG norte-americana que resgata...
São Francisco, na Califórnia, acabou de aprovar um projeto de lei que proíbe a venda de cães e gatos em pet shops,...
O Brasil é o 5º país que mais mata mulheres no ranking de feminicídio da ONU. Como se não bastasse, 3 em cada 5...
Perder um amigo, um companheiro de vida, é uma dor inimaginável. Não importa se a perda se dá entre um homem e uma...
Para oferecer um sentido verdadeiramente real ao seu status de influenciador e para o próprio aniversário, o jovem...