Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Você ainda chama a mesa que fica ao lado da cama de criado-mudo? A marca de móveis Etna sugere abolir esse termo e associa a palavra com a escravidão.
Em campanha lançada no dia 20 de novembro, data em que se comemora o Dia da Consciência Negra, a rede anunciou que está abolindo o termo “criado-mudo” de seus catálogos e lojas. Ele será substituído pelo já popularizado sinônimo “mesa de cabeceira“.
Segundo a Etna, era comum que escravos designados para tarefas domésticas fossem chamados de “criados”. Algumas destas pessoas ficavam encarregadas de passar a noite imóveis ao lado da cama dos “senhores” para servi-los.
“Um dia, surgiu a ideia de uma pequena mesinha para ficar ao lado da cama, usada basicamente para apoiar objetos. Esse móvel exercia a mesma função do escravo doméstico e foi chamado de criado. Então, para não confundir os dois, passaram a chamar o móvel de criado-mudo“, diz o texto da campanha “Criado-mudo nunca mais“.
Um vídeo publicitário criado pela empresa convidou pessoas negras a descobrir a história do nome do móvel. Os convidados se espantaram ao perceber que ele tem associação com o período da escravidão no Brasil (veja abaixo).
A empresa iniciou o processo de transição do nome do móvel e se comprometeu a abolir a palavra criado-mudo em todas suas lojas físicas e em seu site. Em seu protocolo de intenções, a Etna diz convidar os principais players do segmento para abandonar o termo também, ao mesmo tempo em que irá comunicar aos fornecedores sobre a mudança, para que a palavra seja retirada de caixas, manuais e outros materiais informativos.
“Acreditamos que esta simples atitude pode despertar nas pessoas uma consciência importante em relação a fatos e atos de nosso dia a dia que não podemos simplesmente ignorar“, destaca o site da iniciativa.
Publicidade
Há cerca de um ano, um ex-gerente que trabalhava no Facebook - Mark Luckie, publicou um texto destacando os padrões...
Por conta de uma uma enchente, um grupo de oito mineradores se encontra há mais de um mês preso nas profundezas da...
Léo Lins fez uma piada preconceituosa e assumiu que a publicou porque achou que o alvo não veria o conteúdo - mas...
O senador Ney Suassuna (Republicanos-PB) estava ao vivo em um jornal da TV Correio, afiliada da Record na Paraíba, e...
Toda vez que uma criança viraliza em vídeo ou se torna célebre, em esforço costumeiro dos pais pela popularização...
A Universidade do Norte de Michigan, nos Estados Unidos, inovou ao lançar sua mais nova graduação. Com o nome de...
Em vídeo publicado em seu perfil no Instagram, a ativista pelos direitos dos animais Luisa Mell incluiu uma enquete...
A ativista pelos direitos dos animais, Luisa Mell, está envolvida em uma nova empreitada. Desta vez, a moça está...
As eleições deste ano chamaram a atenção por alguns fatores, como a eleição em São Paulo da primeira deputada...