Arte

Masp se prepara para receber mostra com obras de Van Gogh

Redação Hypeness - 03/12/2019 | Atualizada em - 10/12/2019

Um quadro de Van Gogh é sempre tão forte e característico que é quase impossível confundir o traço do pintor holandês, conhecido também por sua biografia aturdida. E logo tais obras icônicas, como ‘O Escolar’ (1888) e ‘Noite Estrelada’ (1889), ganharão espaço no Museu de Arte de São Paulo (MASP)

A exposição está prevista para 2025, um ano em que a programação do museu será norteada pelo ciclo Histórias da Loucura’O Masp está se preparando com tamanha antecedência para a definição do nome do artista, pois é necessário muito tempo para a solicitação do empréstimo das obras. 

Dedos cruzados para que dê certo! 

A última exposição com o nome de Van Gogh que tivemos foi uma experiência imersiva nas belas paisagens que inspiraram os quadros do pintor. A mostra originalmente no Atelier des Lumières, o primeiro centro de arte digital de Paris, na França, e depois teve uma breve passagem por São Paulo, mostrando projeções de pinturas que cobriam todas as paredes, pisos e tetos.

Vincent Van Gogh

Em 1888, na cidade francesa de Arles, o pintor protagonizou um dos episódios mais famosos da história da arte, em um bordel da cidade, entregou a uma garota que estava no local um pacote com um pedaço sangrento de sua própria carne. Ele acabara de cortar a própria orelha

Autorretrato de Van Gogh com a orelha cortada

Na época, Van Gogh tratava-se de um pintor desconhecido e sem sucesso, mas que posteriormente se tornaria um dos artistas mais famosos de todos os tempos. O ano que ele passara na região francesa de Provença o definiu, foi o período em que criou suas obras-primas mais apreciadas. Contudo, o reconhecimento só aconteceu depois de sua morte.

Nascido em 30 de Março de 1853, Van Gogh é considerado um dos artistas mais influentes dos últimos tempos, embora seu reconhecimento tenha se dado apenas depois de sua morte. Enquanto vivo, vendeu apenas um quadro – “O Vinhedo vermelho” (1888). 

O Vinhedo Vermelho (1888)

Com a saúde mental debilitada e acessos de loucura, pôs fim a própria vida em julho de 1890 aos 37 anos.

Publicidade

Fotos: Reprodução


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Warning: file_put_contents(/var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/cache/twitter-stream-hypeness.txt): failed to open stream: Permission denied in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/social.php on line 410


X
Próxima notícia Hypeness:
Saiba mais sobre “Dom”, série policial da Amazon Prime e uma das apostas nacionais da plataforma