Futuro

Menino de 5 anos recebe prótese e abraça irmão pela primeira vez

por: Redação Hypeness

O pequeno Jacob nasceu oito semanas antes do previsto, sem parte do braço esquerdo. Mas, na semana passada, aos cinco anos de idade, ele recebeu uma prótese mecânica e, pela primeira vez, pôde dar um abraço no irmão mais novo.

A família, que é de West Yorkshire, não pode contar com o sistema público de saúde britânico (NHS, na sigla em inglês) e a maioria das empresas privadas, que não consideram a prótese funcional. De acordo com as leis de lá, não se pode doar a prótese por quando o membro termina acima do cotovelo, que é o caso de Jacob.

Para conseguir comprar uma prótese funcional, os pais dele, Gemma Turner e Chris Scrimshaw, de West Yorkshire, na Inglaterra, fizeram uma campanha de crowdfunding (financiamento coletivo) para arrecadar 16 mil libras (cerca de R$ 87 mil).

– Ela pôde realizar o sonho de tocar violoncelo graças à prótese criada por estudantes

Assim, eles puderam pagar Ben Ryan, de Anglesey, no País de Gales, que projetou uma prótese de braço funcional especialmente para Jacob. Ryan desenvolveu uma prótese hidráulica pela primeira vez depois que seu filho Sol precisou fazer uma amputação de emergência aos 10 dias de vida. Depois disso, ele se especializou e fundou uma empresa de próteses, a Ambionics – Jacob foi um de seus primeiros clientes.

A família explicou a Ryan todas as necessidades diárias de Jacob. Eles pediram um cotovelo que pudesse ser colocado em diferentes posições, um mecanismo de garras e uma mão modular que pudesse ser trocada por outras ferramentas.

E o pedido foi realizado: o cotovelo pode ser ajustado usando uma trava deslizante, e a mão fecha quando Jacob aperta uma câmara de borracha cheia de água fixada na parte de cima do braço dele. Ryan explicou, em entrevista para a BBC, que as próteses não são impressas em 3D da maneira tradicional — são impressas em pó de nylon a laser.

Já Jacob destaca o fato de que o braço é grande, verde e o faz parecer um super-herói. Parece que este é então a funcionalidade mais importante do aparelho, né? “Era o que Jacob queria, inclusive ter uma mão maior, é o tema perfeito”, disse Ryan.

– Plástico reciclado de embalagens de shampoo vira próteses para crianças com deficiência

Na última quinta-feira, a prótese foi finalmente entregue a Jacob e, segundo Ryan, foi um sucesso! Após a prova final Jacob correu para o abraço – literalmente. Olha que fofo ele abraçando o irmão mais novo pela primeira vez!

Publicidade

Fotos: Arquivo pessoal


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.


X
Próxima notícia Hypeness:
Black Friday: 8 livros em promoção para expandir os estudos e a mente