Inovação

Não é só SP, estas são algumas cidades com fogos silenciosos no Réveillon

por: Redação Hypeness

Como já contamos por aqui, uma das maiores festas de Réveillon do país, a tradicional virada de ano na Avenida Paulista em São Paulo terá queima de fogos com ruídos reduzidos em função da Lei Municipal 16.897/18.. A mudança acontece pelo segundo ano seguinte e tem como objetivo evitar o mal-estar que esse tipo de som provoca em idosos, crianças, animais domésticos e pessoas com deficiência física e/ou com necessidades especiais, como autistas.

Mas não foi só a capital paulista que tomou esta providência para a festa da virada. Esta é, pela primeira vez, a aposta da Prefeitura de Vitória, na Bahia. Segundo divulgado, serão usados 100 fogos coloridos que têm baixo e médio ruído. Os fogos de tiro, ou rojões, foram descartados. 

A cidade de Itapemirim, no Espírito Santo,  também adere aos fogos silenciosos pela primeira vez – e nos três pontos da cidade onde acontecerão festas de Réveillon. A programação da virada por lá também contará com shows de artistas locais e regionais.

Já a Prefeitura de Guaramiranga, município da região serrana do Ceará, firmou um acordo com o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio da Promotoria de Justiça do município para garantir fogos silenciosos na virada para 2020. Em Quixadá, no Sertão Central, a prefeitura atendeu a campanha de moradores e também determinou show pirotécnico sem barulho.

Ministério e Prefeitura de Guaramiranga firmaram um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para adotar a nova medida, que define o uso de fogos apenas com efeitos visuais. Rojões do tipo “treme-terra” foram proibidos.

Parece que a moda está pegando! Quem sabe na virada para 2021 teremos um ano novo tranquilo para todos, por todo o Brasil.

Publicidade

Foto: Getty Images


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Corona vai dar cerveja grátis para quem ‘fugir’ do Carnaval; entenda