Inspiração

Padaria oferece pão de graça para quem precisa: ‘Só pegar e ir tomar café’

09 • 12 • 2019 às 17:17
Atualizada em 09 • 12 • 2019 às 17:19
Yuri Ferreira
Yuri Ferreira   Redator É jornalista paulistano e quase-cientista político. É formado pela Escola de Jornalismo da Énois e conclui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo. Já publicou em veículos como The Guardian, The Intercept, UOL, Vice, Carta e hoje atua como redator aqui no Hypeness desde o ano de 2019. Também atua como produtor cultural, estuda programação e tem três gatos.

Uma padaria em Salvador resolveu fazer uma boa atitude inspiradora. 80 pães produzidos pela Padaria Deli’s Pan, no subúrbio da capital baiana, são doados gratuitamente a quem quiser. A intenção é que famílias carentes possam se alimentar e tomar seu café da manhã mesmo que não tenham dinheiro para poder comprá-los.

As 16 sacolas de 5 pães cada ficam logo na frente da padaria e podem ser retiradas por qualquer um. Segundo  o sócio da padaria, a medida foi tomada pensando nas pessoas que não tem dinheiro para adquirir o alimento e num excedente de produção que não seria vendido. Pensando nisso e evitando o desperdício, a empresa tomo a decisão de doar esse excedente.

– Horta comunitária oferece alimentos de graça para moradores do Capão Redondo

A doação promovida pela padaria soteropolitana

“Não é justo a pessoa chegar aqui na porta e não levar seu pão. A gente percebe que tem muitas famílias carentes, que não têm a condição de comprar o pão do dia a dia. Então a gente sempre deixa disponibilizado aqui um saquinho com cinco pães, e a pessoa pode passar e pegar sem se identificar. Não precisa agradecer… É só passar, pegar e ir para casa tomar seu café”, afirmou Cleidson Abreu, sócio da padaria que fica no subúrbio soteropolitano em entrevista à TV Bahia, afiliada local da Rede Globo.

Além disso, quem quiser pode parar e tomar um cafézinho. A medida da padaria Deli’s Pan não é exclusiva. A Padaria do Português, em Pirajuí, no noroeste paulista, mantém também a doação de cerca de 300 pães diariamente para quem precisar se alimentar não tiver os recursos para tomar aquele café da manhã.

“Pra você que hoje não tem condições de comprar o seu pão de cada dia, pode se servir à vontade. Tenha um excelente dia. Jesus te ama. Mateus 6:11”, afirma a placa da panificadora que foi uma das pioneiras nesse tipo de ação social inspiradora, especialmente em tempos de crise econômica em que o desemprego e a fome cresceram no país. No Espírito Santo, na cidade litorânea de Guarapari, uma padaria tem uma atitude parecida desde 2017.

Se você deseja conhecer a Deli’s Pan, ela fica na Avenida Afrânio Peixoto, 72, no bairro de Periperi, subúrbio de Salvador.

Publicidade

Fotos: Reprodução/Tv Bahia


Canais Especiais Hypeness