Debate

Paola Carosella não dá mole e rebate comentários transfóbicos

por: Yuri Ferreira

O Brasil ainda é o país que mais mata transexuais no mundo todo. E é importante criar políticas e ações que façam a inclusão dessa população – mitigada pela violência e preconceito – no mercado de trabalho, na política, nas artes e em todos os núcleos da hierarquia social.

Paola Carosella, famosa chefe de cozinha e jurada do sucesso de audiência ‘Master Chef’, da Bandeirantes, está a frente de um projeto chamado ‘Comida & Voz’, feito em parceria com o Ministério Público de Trabalho e a Organização do Trabalho (OIT), para capacitar pessoas trans a participarem do espaço profissional da cozinha.

– Como o descuido de um médico com o nome de uma trans virou uma lição de empatia

A apresentadora compartilhou uma reportagem publicada pelo Estadão sobre o projeto, enaltecendo o conteúdo e divulgando o trabalho que está fazendo para reduzir a marginalização da população trans. Confira o tweet original da apresentadora:

Entretanto, é claro que algumas pessoas ficariam incomodadas com um projeto social que melhora a vida de uma minoria. Infelizmente vivemos num país LGBTfóbico, e uma boa parte de nossa população não entende porque é importante criar medidas protetivas e ações afirmativas para a intensificação de projetos sociais destinados à pessoas trans.

– Vogue é estrelada por primeira modelo transgênero e indígena em 120 anos

Paola, mesmo assim, não deixou barato e respondeu os comentários ofensivos e transfóbicos que recebeu na sua postagem. Internautas questionaram a validade do projeto ou o porquê fazer algo específico para essa população e a apresentadora respondeu à altura:

– Paola Carosella detona homem que chamou modelo de ‘gorda’ no Twitter

A apresentadora esculachou os transfóbicos e mostrou como se faz. Não só “lacrando”, mas movendo também ações práticas e reais que melhoram vida de pessoas trans. Paola é um exemplo para um país que ainda precisa mudar a sua cultura e projetos como o ‘Cozinha e Voz’ precisam ser ainda mais divulgados e replicados ao redor de todo o Brasil.

 

 

Publicidade

Fotos: Reprodução/Instagram


Yuri Ferreira
Jornalista formado na Escola de Jornalismo da Énois. Já publicou em veículos como The Guardian, UOL, The Intercept, VICE, Carta e hoje escreve aqui no Hypeness. No twitter, @porfavorparem.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Vereadora é alvo de machismo em sessão por calça rasgada