Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
O Papai Noel é um personagem que mexe com a imaginação das crianças na época do Natal. No caso da pequena Joelma Dias, de apenas 9 anos, o encontro com o bom velhinho foi como um sonho virando realidade. O sonho de se sentir representada.
Em um shopping de Salvador, Bahia, a menina se deparou com um Papai Noel que, assim como ela, é negro e a identificação foi imediata. A felicidade de Joelma foi tanta, que a menina não quis apenas uma foto e aproveitou para bater um papo com Ubirajara Araújo Pereira, de 66 anos.
– Papai Noel há 23 anos lembra momento mais triste da carreira: ‘Garotinho pediu emprego para o pai’
Esta é a primeira vez de “Bira” como Papai Noel. “Entraram em contato comigo falando que precisavam de um Papai Noel que fosse negro. O tema do Natal deste ano é Madagascar. Eu participei de uma entrevista, foram vários candidatos e acabei selecionado”, lembra.
Nesse contexto, ele teve a liberdade de fazer algumas adaptações ao personagem, como retirar a fala tradicional “ho ho ho” do vocabulário. “Essa risada é do Papai Noel branco, que veio lá do Pólo Norte, eu vim da África. Aí eu já solto logo um ‘ha ha ha’, quero que as pessoas venham me ver e saiam felizes, rindo muito. Chamo pai, mãe, avó, chamo todos para tirar foto. As pessoas têm sido muito receptivas. Além das fotos, elas vêem e conversam também”, continua.
– A reação de Titi com o Papai Noel negro é a melhor coisa do Natal
A irmã mais velha de Joelma, Isabele Dias dos Santos, notou a empolgação da criança ao saber sabendo da novidade no shopping Center Lapa e decidiu promover o encontro levando a pequena para o passeio natalino.
“Somos de uma família que é todo mundo branco e ela é negra, por conta do pai dela. Ela sempre teve essa questão de representatividade muito forte, é uma pequena empoderada. Assim que ficou sabendo do Papai Noel, falou que queria ir lá”, conta Isabele. E completou: “Isso é muito importante. Eu sou branca, então não sinto na pele o que é falta de representatividade, ainda mais para crianças. Tudo direcionado para elas é embranquecido e, com isso, muitas vezes ficam sem referência”.
Joelma e a irmã Isabele visitam o Papai Noel negro em shopping de Salvador
Joelma perguntou ao Papai Noel negro se ele havia recebido a cartinha que escreveu com um pedido especial: uma boneca LOL negra. “Olha, eu achei muito divertido, bem diferente. Ele é muito parecido comigo, é da minha cor! Gostaria que os Papais Noéis fossem todos assim, achei legal demais”, conta a pequena.
Mas o momento mais inesquecível para ela, foi se identificar com o personagem: “Esse é o primeiro Papai Noel que eu vejo que é escuro, que é da minha da cor”, completa.
Publicidade
O Guaraná Antarctica tomou à frente para estimular outras empresas a apoiarem o futebol feminino. Em uma campanha...
Feche seus olhos e tente lembrar de qualquer tipo de ilustração que você já tenha visto que representasse um bebê...
Ashley Graham foi a primeiro modelo 'plus size' a desfilar para o estilista Michael Kors na New York Fashion Week. Ela...
Desde que assumiu o namoro com Brunna Gonçalves, Ludmilla recebeu diversas manifestações de apoio. Mas, sempre tem...
A região de Mie, no Japão, aprovou uma lei que torna ilegal o ato de revelar a orientação sexual ou identidade de...
O modelo de corpo perfeito imposto pela grande maioria das bonecas, começa a ser finalmente desconstruído. Nada de...
Uma das porta-vozes do povo Sateré-Mawé, a apresentadora do Canal Reload e ativista ambiental Samela Sateré-Mawé...
Paris Jackson, filha do cantor Michael Jackson, afirmou que se distanciou da família após revelar sua bissexualidade....
Empreender sempre foi a força propulsora de quem é negro no Brasil. São pelo menos 130 anos de luta pelo direito de...