Inspiração

Pessoas em situação de rua viram guias turísticos na Irlanda

por: Yuri Ferreira


Olha só que iniciativa maravilhosa. Na Irlanda, o projeto Secret Street Tours’ treina pessoas em situação de rua para usar seu conhecimento sobre a cidade para serem guias de turistas em tours pela cidade de Dublin. De acordo com o Razões para Acreditar, a iniciativa tem transformado a cidade, que tem sofrido com um crescente aumento de pessoas em situação de rua.

O universitário Tom Austin começou o projeto neste ano, após ter visto ideias similares que aconteciam na Europa. Ele, que já tinha experiência com diversos trabalhos sociais, começou a convocar moradores de rua para fazer as viagens guiadas e nomeou o projeto de Secret Street Tours (em português, Tour Secreto das Ruas).

– Moradores de rua criam horta orgânica urbana em São Paulo

Derek McGuire fazendo o tour pelo bairro de Smithsfield

A experiência é importante para reerguer a vida das pessoas. Dublin e a Irlanda toda são vítimas de uma crise de moradia que levou milhares de pessoas às ruas desde 2011, e o ‘Secret Street Tours’ é uma maneira de recolocar essas pessoas dentro do mercado de trabalho e da sociedade. O primeiro morador de rua que fez parte do projeto foi Derek McGuire.

– O famoso hairstylist de Marc Jacobs está usando seus dias livres pra oferecer cortes pra moradores de rua

“Eu era invisível”, afirma Derek, que é co-fundador da iniciativa. “Eu podia tomar banho, eu podia fazer o que fosse. Ainda assim, ninguém olhava duas vezes para mim. Eu passava o tempo inteiro pensando como eu iria sobreviver àquilo”, contou ao The Irish Times, jornal de Dublin.

“Esse projeto me deu propósito e me conectou novamente à cidade e aos seus problemas sociais. Não é somente pelos tours. Eu encontrei um mentor que me ajuda a sair da jornada da rua, portanto é uma rede de apoio também. Precisamos ter certeza que as pessoas que saem dessa situação tenham bem-estar e é sobre isso que esse projeto é, no fim das contas”, completou Derek.

A garota de 9 anos que cultiva uma horta em casa para alimentar moradores de rua

O ‘Secret Street Tour’ tem como fim não somente propor uma experiência turística, mas também aproveitar os tours pelos bairros para tratar de questões sociais, como desigualdade de renda, dificuldade da vida de moradores de rua e problemas do sistema de bem-estar social irlandês. Portanto, o projeto não é só focado em quem visita Dublin, mas é, certamente, uma experiência para os próprios moradores da cidade.

Confira o Instagram do Secret Street Tour:


Publicidade

Fotos: Reprodução/The Irish Times


Yuri Ferreira
Jornalista formado na Escola de Jornalismo da Énois. Já publicou em veículos como The Guardian, UOL, The Intercept, VICE, Carta e hoje escreve aqui no Hypeness. No twitter, @porfavorparem.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
‘Agosto Dourado’: mães se unem para livrar amamentação de machismo arcaico