Ciência

Planeta gigante é descoberto e ele está ‘evaporando’

por: Gabriela Glette

Cientistas do Chile, Alemanha e Reino Unido descobriram um planeta gigante que orbita uma estrela anã branca. No entanto, a descoberta bombástica é que, ao que tudo indica, ele está ‘evaporando’. Isto porque, os pesquisadores acreditam que ele faz parte de um sistema composto pela anã branca WDJ0914+1914, que é o que restou de uma estrela parecida com o Sol. Em outras palavras, este planeta muito parecido com Netuno, é na verdade um “resquício” de uma morte estelar.

planeta gigante 1

O astro está fora do nosso Sistema Solar, a cerca de 1,5 mil anos-luz da Terra, na Constelação de Câncer. Porém, o mais curioso é que, enquanto a anã branca alcança temperaturas impressionantes, que chegam a 28.000 ºC, a temperatura no planeta gigante é congelante.

planeta gigante 2

O planeta tem o dobro do tamanho da anã branca e dá uma volta nela a cada 10 dias, com uma velocidade de 10 milhões de quilômetros por hora. Ela, por sua vez, libera prótons de alta energia, interferindo na atmosfera do planeta, que está “evaporando”. O gás que escapa da atmosfera forma um disco que se movimenta a 3 mil toneladas de gás por segundo.

planeta gigante 3

O co-autor do estudo – Matthias Schreiber, da Universidade de Valparaíso – no Chile, disse que a equipe precisou de semanas de estudo para se dar conta de que o disco era formado pela evaporação do planeta gigante. A descoberta foi publicada na Revista Nature.

planeta gigante 4

A composição do disco foi analisada e se mostrou similar à atmosfera de planetas gigantes como Netuno. A descoberta foi feita usando o Very Large Telescope (VLT), do Observatório Europeu do Sul, que encontrou gases, como: hidrogênio, oxigênio e enxofre.

planeta gigante 5

Publicidade

Fotos: reprodução Daily Mail


Gabriela Glette
Uma jornalista que ama poesia e mora na França, onde faz mestrado em comunicação. Apaixonada por viagens e inquieta por natureza, ela encontrou no nomadismo digital o segredo de sua felicidade, e transforma a saudade que sente da família e amigos em combustível para escrever suas histórias.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Em alta, pugs sofrem com problemas de saúde fruto de intervenção humana