Ciência

Por que este homem decidiu anotar todas as suas experiências na última década

por: Gabriela Glette

Entre trabalho, vida pessoal, cuidar da saúde e ter vida social, será que estamos sabendo aproveitar o pouco tempo livre que nos resta? Para responder esta questão, Morris Villarroel – um cientista espanhol da Universidade Politécnica de Madri, decidiu anotar absolutamente todas as suas experiências na última década. O objetivo deste longo experimento, era ter um registro mais detalhado e completo de sua vida cotidiana, para poder descobrir como viver com mais eficiência.

experimento diários 1

Tudo começou em fereveiro de 2010, quando completou 40 anos. Para marcar esta data importante, o cientista decidiu embarcar em um experimento épico de autoconhecimento e auto-aperfeiçoamento. Ele decidiu manter um registro detalhado de tudo o que acontecia em sua vida, escrevendo meticulosamente todas as experiências, os lugares em que estava, as pessoas que conhecia, a cada 15 a 30 minutos de cada dia. Ele achava que isso não apenas o ajudaria a se lembrar melhor de tudo, mas também a gerenciar melhor seu tempo e sua vida cotidiana. Nove anos e nove meses depois, ele afirma que estava certo.

Decidido a obter um melhor gerenciamento de seu tempo, o experimento lhe permitiu compreender mais especificamente como ele passava seu tempo e como isso afetava seu humor e felicidade. Por exemplo, ele costumava dirigir para o trabalho, mas logo depois que começou a escrever, percebeu que se estressava muito com pequenos incidentes, como alguém passando na frente dele ou parado no trânsito. Desde então, Villarroel começou a usar o metrô e a caminhar para o trabalho, aliviando seu nível de estresse, melhorando sua saúde.

experimento diários 2

O espanhol também afirmou que manter um registro de sua vida cotidiana por um período tão longo também o ajudou a melhorar seu desempenho em sala de aula ou em conferências. Isso o ajudou a perceber pequenos detalhes e a implementar soluções que, de outra forma, poderiam simplesmente ter sido esquecidas. Como ele mantém todos esses dados no formato de planilha do Excel e também escritos em um caderno, tudo é facilmente acessível e ele pode acompanhar aspectos específicos, como o tempo que passou em vários projetos, por exemplo.

experimento diários 3

Um dia típico na vida desse coletor de dados dedicado começa na noite anterior, com um plano para o dia seguinte. Então, nesse dia, ele fará anotações a cada 15 a 30 minutos, detalhando onde está e o que está fazendo naquele momento específico, independentemente de ser algo novo, emocionante ou mundano, como ficar na fila de um supermercado. Ele diz que, registrar todos os detalhes de sua vida, o ajudou a fazer pequenas mas importantes melhorias.

experimento diários 4

Os últimos nove anos e nove meses da vida de Morris Villarroel estão registrados em 307 diários. Ele estima que gasta cerca de uma hora todos os dias apenas anotando todas as suas atividades. O cientista espanhol afirma que as melhorias que ele fez em sua vida com base nas observações registradas compensam essa hora perdida. Se originalmente ele planejava interromper seu experimento depois de 10 anos, hoje ele diz que as anotações tornaram-se uma segunda natureza, então decidiu continuar fazendo isso.

experimento diários 5

Publicidade

Foto 1: reprodução

Fotos 2, 3, 4 e 5: Unsplash


Gabriela Glette
Uma jornalista e produtora de conteúdo que mora na França. Apaixonada por viagens e inquieta por natureza, ela encontrou no nomadismo digital o segredo de sua felicidade, e transforma a saudade que sente da família e amigos em combustível para escrever suas histórias. Gabriela também é fundadora do site Quokka Mag, onde fala apenas sobre coisas boas!

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Cientistas descobrem microplásticos em frutas e legumes; veja quais são os piores