Sustentabilidade

Preocupação ambiental já mudou hábitos de 75% dos consumidores, aponta levantamento

por: Kauê Vieira

Cuidar do meio-ambiente e salvar o planeta são as pautas mais urgentes da atualidade, e engana-se quem pensa que a população brasileira não sabe disso: uma pesquisa realizada pela empresa de estudos com consumidores Toluna em parceria com a Fundação Getúlio Vargas mostrou que 75% das pessoas transformaram de alguma forma seus hábitos de consumo por contar de preocupações com a ecologia e o futuro da Terra.

O estudo envolveu 1034 pessoas de classes sociais diversas entre os dias 28 de outubro e 04 de novembro de 2019 e, dentre os 75% que confirmaram mudanças na maneira de ver e praticar o consumo, 76% afirmaram que tais considerações são definitivas. A pesquisa ainda mostra as motivações mais específicas para tais tomadas de consciência: 70% dos que afirmaram mudanças o fizeram por preocupações com o próprio bem-estar, e 65% incluiram o temor pelas gerações futuras.

Segundo Lucia Barros, professora de marketing da FGV, as mudanças não são homogêneas, e sempre existem segmentos mais dispostos ou com maior facilidade para práticas mais sustentáveis. “As principais mudanças foram em relação a preferência por embalagens recicláveis ou reutilizáveis e redução do uso de plástico, como canudos e copos. No momento que os consumidores optam por uma mudança de comportamento, se dizem pouco dispostos a voltar atrás”, explicou Lucia.

O interesse dos consumidores por temas sensíveis como sustentabilidade, questões sociais e ambientais vem também, segundo a Toluna, sendo cada vez mais percebido pelas próprias empresas, que enfrentam o desafio de se adaptarem de forma autêntica, funcional e verdadeira a essa nova – e urgente – realidade. A pesquisa, intitulada “Sustentabilidade: o impacto no hábito dos brasileiros e nas marcas”, pode ser acessada aqui.

Manifestação no Reino Unido pelo combate ao aquecimento global

Publicidade

© fotos: divulgação


Kauê Vieira
Nascido na periferia da zona sul de São Paulo, Kauê Vieira é jornalista desde que se conhece por gente. Apaixonado pela profissão, acumula 10 anos de carreira, com destaque para passagens pela área de cultura. Foi coordenador de comunicação do Projeto Afreaka, idealizou duas edições de um festival promovendo encontros entre Brasil e África contemporânea, além de ter participado da produção de um livro paradidático sobre o ensino de África nas Escolas. Acumula ainda duas passagens pelo Portal Terra. Por fim, ao lado de suas funções no Hypeness, ministra um curso sobre mídia e representatividade e outras coisinhas mais.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Estudantes de arquitetura constroem casas sustentáveis e resistentes a enchentes