Criatividade

Primeiro museu de maquiagem do mundo tem lista de espera antes de inauguração

por: Gabriela Glette

Conhecida por sua efervecência cultural, a cidade de Nova York acaba de ganhar um novo museu – e não é um museu qualquer! Trata-se do primeiro museu do mundo dedicado à maquiagem – o Makeup Museum. Com inauguração prevista para maio de 2020, a sua primeira exposição contará a história da beleza e seu impacto na sociedade e já tem lista de espera.

museu da maquiagem 4

A principal obra da exposição será a instalação imersiva Pink Jungle: A Maquiagem dos anos 50 na América, que irá explorar os empresários, ícones e artefatos da década. No entanto, também será possível conferir de perto a coleção de produtos faciais de Erno Laszlo usada por Marilyn Monroe e Greta Garbo.

museu da maquiagem 1

A maquiagem nos acompanha desde os primórdios dos tempos. Portanto, nada mais justo do que oferecer à população um museu dedicado a esta arte. Segundo o diretor e co-fundador – Doreen Bloch: “O Makeup Museum é uma instituição essencial para o cenário cultural de Nova York, porque a maquiagem tem uma história de 10 mil anos. Há tanta coisa que o Makeup Museum deseja e precisa explorar. A década de 1950 é um período perfeito para dar início a exposição de estreia, porque foi quando aconteceu o nascimento da indústria moderna de cosméticos”. Dentre as dezenas de opções de museus na cidade que nunca dorme, este sem dúvida será um dos mais procurados do ano que vem.

museu da maquiagem 3

A história da maquiagem

As primeiras maquiagens, ainda no período paleolítico, eram as pinturas de guerras. No Egito, elas passam a fazer parte da higiene diária e toma função de requinte. Começa então a maquiagem como ritual de beleza. É no antigo Egito que vamos encontrar os primeiros testemunhos do uso de cosméticos.

museu da maquiagem 2

Desde então, ela passa a ganhar diversos significados e a evoluir conforme os avanços na tecnologia. Assim como a moda, a maquiagem ajuda a contar a história da humanidade.

Publicidade

Fotos: divulgação


Gabriela Glette
Uma jornalista que ama poesia e mora na França, onde faz mestrado em comunicação. Apaixonada por viagens e inquieta por natureza, ela encontrou no nomadismo digital o segredo de sua felicidade, e transforma a saudade que sente da família e amigos em combustível para escrever suas histórias.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Coletores de lixo viralizam em tutorial de descarte de vidro; veja vídeo