Inspiração

Professora monta escola dentro de bar para alfabetizar moradores de vila

por: Vitor Paiva

A alfabetização é a porta de entrada da cidadania: saber ler e escrever é o que inicia nosso caminho pelos direitos e deveres que possuímos como cidadão, e por onde podemos conquistar um ofício, uma carreira, uma vida mais justa e melhor. É essa a medida da importância de todo projeto que trabalhe pela alfabetização da população, e a dimensão da iniciativa da professora Ana Cláudia Peleteiro, que montou uma escola dentro de um bar na região da cidade de Gavião Peixoto, no interior de São Paulo.

Ana Cláudia lecionando em sua escola

Ana veio de Araraquara e mudou-se para a cidade há 7 anos, após apaixonar-se pela região e comprar o bar, que ocupa uma antiga estação de trem, desativada desde 1968. A escola mais próxima fica a 10 quilômetros de distância, e por Isso a professora, que em Araraquara dava aula em três escolas diferentes, decidiu por transformar, durante a noite, os clientes de seu bar em alunos. Com algumas carteiras e uma lousa, o bar vira escola, e o conhecimento é dividido – mudando a vida da população.

Sua escola dedica-se principalmente a alfabetizar os moradores da vila de Nova Paulicéia, próxima ao bar, com somente 200 habitantes. E os resultados são comoventes: há quem tenha conseguido um emprego por conta do aprendizado, produtores rurais que puderam tirar uma carteira de habilitação, e aposentados de mais de 80 anos que finalmente podem ler e escrever. A familia de Ana Cláudia vê a professora como uma sonhadora, corajosa e comprometida com uma causa – e a professora se diz feliz, com o que faz, onde faz, pelo que faz.

Publicidade

© fotos: divulgação


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Celebridades adotam cães da rua e de abrigos e incentivam fãs a fazer o mesmo