Ciência

Se imaginássemos animais de hoje com base em ossos como fizemos com dinossauros

por: Redação Hypeness

O palaeoartista C. M. Kosemen decidiu reimaginar como seriam os animais que conhecemos hoje se tivéssemos que imaginá-los com base apenas em seus ossos, como fizemos com os dinossauros. O resultado nos leva a questionar sobre a maneira como os grandes lagartos são representados atualmente – e é justamente este o objetivo do ilustrador.

Um elefante (à esquerda), uma zebra (no topo) e um rinoceronte são reimaginados a partir de seus esqueletos

Ao DailyMail, o artista conta que teve a ideia da série de ilustrações ao se deparar com o raio-X de um crocodilo. Ele lembra que, por ser um parente dos dinossauros, o animal deveria ter algumas semelhanças com seus primos pré-históricos. Entretanto, os crocodilos possuem muito mais músculos, gordura e tecidos moles do que as reproduções dos dinos.

Como seria um hipopótamo se fosse desenhado da mesma forma que os dinossauros

O artista aponta que um erro comum dos ilustradores de animais é desenhar os dentes de dinossauros à mostra. Como comparação, ele lembra que mesmo animais com dentes grandes raramente os têm tão visíveis no mundo atual – e isso deveria de alguma forma estar relacionado com a aparência histórica dos dinos.

Acredite ou não, um babuíno poderia ser desenhado assim caso considerássemos apenas seus ossos

Koseman admite que a representação dos dinossauros não se deve a uma interpretação errônea dos cientistas. Ele acredita que os primeiros ilustradores a representar estes animais fizeram alguns erros, que foram sendo copiados pelos últimos 40 anos.

Que tal este cisne?

A crítica não é completamente vazia. Koseman passou a pesquisar sobre anatomia animal com a ajuda do também artista John Conway e do zoólogo Darren Naish. Juntos, eles lançaram um livro chamado de “All Yesterdays“, que fala sobre a reconstrução paleoartística de dinossauros e outros animais extintos.

Publicidade

Fotos:  C. M. Kosemen


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Professor prepara receitas de quase quatro mil anos descobertas em escavações e mostra resultado