Tecnologia

‘Siri’ evita que jovem afunde com o carro em rio

por: Yuri Ferreira

Imagina o perrengue de entrar com um carro na água. Foi isso que aconteceu com Gael Salcedo, um jovem de 18 anos que, durante o trajeto entre sua casa e sua faculdade, no estado de Iowa (EUA), deslizou no gelo e caiu no rio Winnebago, que tinha águas congelantes devido às temperaturas do inverno americano.

Entretanto, Gael foi salvo pela tecnologia. No total desespero, o jovem pediu ajuda para a ‘Siri’, assistente virtual do iPhone para que ela chamasse o 911 – um telefone para situações emergenciais nos EUA – e ela fez a ligação, contatando as autoridades para que salvassem Gael de um potencial afogamento ou hipotermia em uma das regiões mais frias dos EUA nessa época do ano.

– Como a tecnologia está ajudando a combater os maus tratos animais no cinema

O jipe de Gael no meio das geladas águas do rio Winniebago

“Minhas mãos estavam congelando. Não conseguia mais sentir minhas pernas. Estava lutando muito, e a água estava bem forte. Usei toda a minha força para sair da água”, relatou o jovem à CNN.

“Eu não sabia onde estava meu celular e não conseguia encontrá-lo e então disse pra Siri para ligar para o 911. Quando ela completou a ligação, eu encontrei finalmente meu celular e consegui pedir ajuda”, contou o jovem à KIMT3 News, um jornal local do norte de Iowa. Após ser resgatado pelas autoridades, a história repercutiu bastante ao redor do mundo.

– Vítima de violência doméstica é salva por pedido de pizza; entenda

Foi aterrorizante e eu pensei que ia morrer, mas, graças a Deus, nada aconteceu”, contou Gael ao jornal The Sun. Salcedo foi ajudado por bombeiros de Mason City, cidade mais próxima do local do acidente. Após três horas no hospital, o jovem foi liberado sem sequelas e teve alta. O Jeep envolvido no acidente, entretanto, não pôde ser salvo.

Essa não é a primeira história sobre como a tecnologia pode salvar um ser humano. Celulares salvam vidas de milhares de acidentes, diariamente. Um caso muito interessante foi o de Molly, uma garotinha de apenas três anos que salvou seu pai de um acidente vascular cerebral graças a função de chamada de vídeo do celular de seu pai.

Ela ligou para a sua mãe, que é enfermeira e mostrou a situação de seu pai após ele passar mal. A mãe identificou que se tratava de um problema série e chamou as equipes de médicos para salvar o marido, Devon, de apenas 27 anos. Hoje, ele está bem e conseguiu sobreviver graças a atitude rápida de Molly.

“Ela foi muito corajosa. Disse que o papai estava passando mal e o mostrou pelo celular, assim pude vê-lo deitado no chão, sentindo dores”, contou a mãe de Molly. Esse é mais um exemplo de como a tecnologia pode salvar vidas.

 

 

 

Publicidade

Fotos: Reprodução/CNN


Yuri Ferreira
Jornalista formado na Escola de Jornalismo da Énois. Já publicou em veículos como The Guardian, UOL, The Intercept, VICE, Carta e hoje escreve aqui no Hypeness. No twitter, @porfavorparem.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Homem usa drone para passear seu cachorro durante a quarentena