Ciência

‘Smart skin’ permite que pessoas se toquem virtualmente

por: Redação Hypeness

Pesquisadores da Northwestern University, em Illinois, nos Estados Unidos, desenvolveram uma pele artificial que permite que as pessoas se toquem virtualmente. Futuramente, a novidade poderá ser utilizada de diversas maneiras, que vão do campo da saúde ao entretenimento.

O desenvolvimento de uma interface tátil sem fio integrada à pele foi detalhado através de um artigo publicado pela revista Nature. Ela funcionaria por meio de uma variedade de pequenos discos vibratórios incorporados a um material macio e flexível, criando uma espécie de pele inteligente capaz de contornar nosso corpo e oferecer informações sensoriais.

Entenda a estrutura da pele virtual no vídeo abaixo:

“Smart skin” na medicina

Uma das aplicações mais interessantes da tecnologia é na melhoria da qualidade de vida de pessoas amputadas. A smart skin poderia, por exemplo, ajudá-los a entender quanta força estão usando ao pegar um objeto ou mesmo a temperatura deste.

Atualmente, a equipe está trabalhando com vítimas de derrame que não conseguem engolir, usando uma pele inteligente para ajudá-las a sincronizar o tempo de ingestão do alimento com a respiração, a fim de evitar asfixia. A aplicação também pode ser usada para monitorar os sinais vitais de bebês prematuros mesmo após eles deixarem o hospital, conforme detalha um artigo publicado pela CNN Health.

Publicidade

Foto: Franck V.


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Peixe de até 7 metros é primeira espécie extinta do ano