Inovação

Uber do entulho te ajuda a descartar resíduos corretamente

por: Vitor Paiva

O lixo é definitivamente um problema contemporâneo de dimensões globais – e não só a qualidade, o material ou o destino desse lixo, mas também a forma de descarta-lo. Dos 387 quilos de resíduos que o brasileiro produz em média anualmente, somente 58% são descartados corretamente. Os dados levantados pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe) mostram que não basta querer reciclar: a logística é determinante para resolver esse dilema, e é nesse hiato que entra em cena a Biothanks, uma espécie de Uber do entulho. O lema da empresa é claro: gerar, coletar e reciclar.

Fernando Vargas e Marcel Wars, fundadores da Biothanks

O aplicativo, desenvolvido por Fernando Vargas e Marcel Wars, basicamente conecta donos de veículos utilitários, capazes de transportar e descartar lixo, aos usuários que desejam realizar o descarte correto mas não tem meios ou não sabem como. Segundo Wars, o problema do custo dessa solução é efetivamente logístico, por isso a Biothanks chega como uma solução.

“A Biothanks surge como uma opção rápida e segura, gerando trabalho e renda para diversas pessoas.”, afirma o fundador do app. O cadastro é simples, informando o tipo de resíduo que deseja descartar, com opção de pagamento em dinheiro ou cartão, e o tipo de veículo necessário para que um profissional da Biothanks possa coletar o lixo e destina-lo ao local de reciclagem de resíduos sólidos – como ecopontos, recicladores ou empresas parceiras.

O app tem quatro meses de atividades, e já conta com mais de 2.500 clientes e 50 motoristas cadastrados – com 45 mil quilos de entulhos ja coletados, entre restos de obra, eletrodomésticos, móveis velhos ou lixo eletrônico, através da plataforma. Por enquanto os serviços da Biothanks são oferecidos somente em São Paulo, mas os planos são de expansão em breve para outros estados, assim como de cadastramento de cerca de 20 mil veículos nos próximos anos. “Nossa missão é fazer dos resíduos um benefício para a humanidade, agregando valor a esses materiais que ainda são vistos como um empecilho, mas que também destacam a importância da reciclagem”, afirma Wars.

Publicidade

© fotos: divulgação


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Empresa cria máscara transparente aprovada para uso médico que facilita leitura labial