Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Por mais complexa e múltipla que seja a realidade brasileira, alguns traços lamentavelmente fixos apontam com clareza como nossa sociedade funciona – através de dados objetivos e estatísticos. É isso que confirma a última Síntese dos Indicadores Sociais do país. Realizada pelo IBGE, a pesquisa é uma “Análise das Condições de Vida da População Brasileira”, mas ela também acaba falando sobre racismo e, indiretamente, sobre a própria história do país. É impossível, afinal, não pensar em nosso passado quando a pesquisa revela que 63% das casas chefiadas por mulheres negras no Brasil vivem abaixo da linha da pobreza.
A linha da pobreza, segundo o IBGE, se coloca sobre as famílias que vivem com cerca de R$ 420,00 por mês. Espanta saber que 25% de toda a população brasileira atualmente se encontra nessa região econômica e social, mas mais ainda quando a perspectiva se torna racial: enquanto 63% das famílias comandadas por mulheres negras sem cônjuge e com filhos de até 14 anos vivem com esse montante mensal, o mesmo recorte cai para 39,6% abaixo da linha da pobreza para famílias sob o comando de mulheres brancas. Ambos os números são assustadoramente altos, mas a diferença é gritante.
As mulheres negras são historicamente o grupo social mais prejudicado no Brasil, e essa perspectiva se intensifica também entre as famílias que vivem, segundo o IBGE, abaixo da linha da miséria – com renda menor que 1,9 dólar ao dia: 23,7% entre as famílias de mulheres negras, contra 13,9% para as mulheres brancas. Segundo a pesquisa, no Brasil vivem 7,8 milhões de pessoas em casas chefiadas por mulheres negras, e 3,6 milhões em casas de mulheres brancas. O recorte com menor porcentagem abaixo da linha da pobreza, com somente 9%, é o de casais sem filhos.
Publicidade
A falta de um medicamento fundamental para o transplante de medula óssea está preocupando médicos e pacientes...
A capa de fevereiro de 2022 da Veja São Paulo estampou o "charme novo" da capital paulista: o bar Miúda. O espaço...
"Na época, todo mundo riu. Não era esse tal de politicamente correto como é hoje. Por isso, está fazendo esse...
Por incrível que pareça, algumas mães ainda se sentem desconfortáveis por amamentar seus filhos em público, em...
Retornar ao trabalho após a licença maternidade pode ser incrivelmente difícil para as novas mães. Não apenas por...
Neste mês em que comemoramos o Dia Internacional da Mulher, reforçamos como a atuação delas nas mais diversas...
Uma jovem carioca foi vítima de assédio dentro de um ônibus da linha Recreio-Botafogo, no Rio de Janeiro. Ela estava...
Se você já é adulto, muito provavelmente já falou ou ouviu alguma frase parecida com essa: “bullying é...
O Ministério Público do Trabalho (MPT) decidiu que os trabalhadores que se recusarem a tomar a vacina contra a...