Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Brasil, Estados Unidos e os países da região do Caribe são os maiores produtores de música popular do mundo. Basta pesquisar um pouco em nossa própria memória musical (e corporal) para lembrar da imensa profusão de ritmos, estilos, escolas e artistas da música vindas dessas três partes do planeta – e perceber que foi aqui, nas Américas, que a música popular mais e melhor se fez.
Mas em verdade o encontro dessas três regiões, nesse caso, se dá na África: na mistura das heranças africanas que as pessoas escravizadas trouxeram de seus países e misturaram em algo novo e original. E em nenhum lugar essa história é mais clara e evidente do que no pequeno vilarejo de Palenque de San Basilio, na Colômbia – a primeira comunidade negra livre da escravidão de todo o continente.
Praça central do vilarejo
Venda de frutas nas ruas de Palenque
O vilarejo, localizado a 50 km de Cartagena das Índias, foi fundado por escravizados fugidos ainda no século XVII, e sua posição isolada, no sopé dos Montes de Maria, permitiu não só que o local existisse como que boa parte das tradições (e da musicalidade) africana fossem mantidas. Assim, hoje o local se tornou um verdadeiro caldeirão musical, misturando ritmos como champeta, reggae, afro-punk, hip-hop, música folclórica com batucadas percussivas e outros tantos ritmos africanos de origem.
No segundo final de semana de outubro acontece em Palenque de San Basilio o ‘Festival de Tambores’, que por quatro dias oferece o melhor da música local em apresentações livres, enquanto a população passeia e dança pela praça central.
O Festival de Tambores
Para conhecer o que de melhor soa nos picós (corruptela de “pick-up”, equivalente aos sistemas de som no Brasil), o Okay Africa separou 7 bandas afro-colombianas de Palenque que merecem toda nossa atenção – e nossa dança.
Publicidade
Já falamos aqui no Hypeness dos artistas suecos Supakitch e Koralie. Acompanhe agora a mais nova e impressionante arte...
Um dos nomes mais importantes da literatura mundial, com mais de 30 livros escritos, José Saramago (1922-2010) é tema...
Nesta semana, muitos destaques musicais na agenda cultural que faz seu coração mais leve - não tá fácil, gatinhas....
No último fim de semana, artistas de 45 nacionalidades estiveram reunidos em Poertschach, na Áustria, para...
Repetindo a fórmula de 2017, a segunda edição do MECAUrca aconteceu em um dos principais cartões postais do Rio de...
São ações que vemos ou fazemos no cotidiano, algumas relativamente simples e que damos como certas (outras nem...
Por muitos anos, ele foi rejeitado e considerado o maior mico de São Paulo. Eis que, aos poucos, o Minhocão tem...
O fotógrafo Marc Böttler, criou um alfabeto com ilusão de ótica, brincando com ângulos da fotografia. Ficou bem...
Se músicas são histórias, por que não ilustrá-las? O artista mexicano Pablo Stanley fez um trabalho incrível ao...