Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
O futebol é um evento popular e, por consequência, seria difícil dissociar de movimentações políticas. E se durante a mais terrível época da história humana, Segunda Guerra Mundial, as copas do mundo foram suspensas, o esporte bretão continuou a ser jogado. E uma partida em especial foi decisiva: o ‘Jogo da Morte‘. Há 77 anos aconteceu uma dos mais importantes e mitológicos confrontos da história.
As tropas nazistas invadiram a União Soviética em 1941. Nesse ano, Josef Ivanovic Kordic era jogador do Dínamo de Kiev. Com o acirramento do conflito, o jogador ucraniano ingressou nas linhas do exército soviético para combater as forças de Hitler, aguardando ser chamado para o conflito. Boa parte dos jogadores dos grandes clubes ucranianos abandonaram os gramados e entraram em postos de trabalho simples, como Kordic, que virou padeiro.
– A expansão do neonazismo no Brasil e como ele afeta as minorias
Mykola Trosevich, de camisa listrada, em um jogo pelas linhas do Dínamo de Odessa
Josef avistou Mykola Trosevich, e o reconheceu de primeira. Tratava-se de um dois maiores goleiros da história do futebol soviético, ao seu tempo. Manco, magro e com a barba a fazer, havia sido recentemente liberto de um campo de concentração e morava na rua. Kordic o avistou, e lhe convidou para formar um time com os outros trabalhadores da padaria, quase todos ex-atletas do Dínamo de Kiev.
Assim foi formado o FC Start. Kordic pediu a Trosevich que saísse a procura de outros atletas que moravam em Kiev para a formação da equipe. A esquadra era qualificadíssima e Kordic, um aficionado pelo esporte – cujas competições oficias estavam suspensas -, queria que o time jogasse contra outras equipes no contexto da guerra.
– Ex-escravizados lembram rotina em fazenda nazista de SP
Em junho de 1942 chegou a hora de entrar em campo. O FC Start goleou 7 times em sequência após o primeiro apito que lhe foi dado. Primeiro bateram o time da Guarnição Húngara de Kiev. Depois, a Guarnição Romena (pelo singelo placar de 11 a 0). O time dos operários das estradas de ferro foi o próximo. Uma primeira esquadra alemã foi batida, depois duas surras foram dadas em outra tropa húngara. O agregado total dos jogos foi de 45 gols pró e 6 gols contra.
Eles estavam, como já diria nosso querido atacante Bruno Henrique, em ‘ôto patamá’.
– ‘Maldito Hitler!’ Com mais de 100 anos, arara de Winston Churchill passa o dia xingando nazistas
O último time a ser enfrentado pelo Start era o Flakelf. O Flakelf era composto por aviadora da Luftwaffe, força aérea do Terceiro Reich. O resultado foi justo: os nazis apanharam de 5 a 1 dos ucranianos no Estádio Zênite, em Kiev. Os defensores de Hitler saíram ressabiados de campo e exigiram uma revanche para cima dos atletas do time ucraniano.
Cartas divulgando a partido história entre Flakelf e FC Start
O ‘Jogo da Morte‘ foi o último do histórico time. De um lado, FC Start. Do outro, Flakelf. A revanche não acabou bem para a equipe nazista. 5 a 3 para os ucranianos. No agregado, 10 a 4 contra o time dos invasores alemães. Reza a lenda que no vestiário, prestes ao início da partida, oficiais da SS pediram à equipe ucraniana que fizesse a saudação nazista antes do apito. O pedido se repetiu no intervalo. Nenhum jogador acatou a ordem.
– A bailarina que roubou uma pistola e matou um nazista a caminho da câmara de gás
Aqui, as versões da história se dividem. A escassez de documentos e testemunhos históricos pode desviar os fatos. Alguns dizem que os jogadores do Start foram capturados e assassinados logo depois da partida. Outros registros, mais razoáveis indicam que 8 dos jogadores do Kiev foram capturados posteriormente e assassinados pelo Exército Alemão. Um deles era Mykola Trosevich, morto em 1943.
Em Futebol e Guerra, livro do autor Andy Dougan, uma versão dos fatos mais fidedigna aparece.
“Trusevich, Klimenko e Kuzmenko foram executados pelos nazistas no campo de concentração de Siretz, aproximadamente seis meses depois do jogo. Nikolai Korotkykh, que foi exposto como um agente do NKVD, o Ministério do Interior soviético, foi torturado e morto no interrogatório semanas depois da partida”.
– Freddie Oversteegen, que seduzia nazistas para depois matá-los, morre aos 92
Segundo registros, essa se trata de uma foto com jogadores do FC Start com os oficiais da Luftwaffe. Os jogadores de preto são, certamente, os ucranianos. Resta a dúvida sobre a outra equipe.
A história influenciou dezenas de livros e hoje é um dos mitos que circundam o futebol ucraniano. Em frente ao Dínamo de Kiev, clube que tem se associado cada vez mais a grupos extremistas de direita e supremacistas raciais – que contradição! -, encontram-se as inscrições: “Aos jogadores que morreram com a cabeça levantada ante o invasor nazista” em uma estátua em homenagem às vítimas.
O filme seria material base para um clássico do cinema, o filme ‘Fuga para a Vitória’, que conta com Michael Caine, Sylvester Stallone e claro, por que não, Edson Arantes do Nascimento. A narrativa, mistificada e enviesada, somente tomou o clássico jogo como inspiração, não sendo um fiel retrato histórico do ‘Jogo da Morte’.
Mais de 100 jogos foram registrados entre tropas soviéticas e nazistas, mas o ‘Jogo da Morte‘ ganhou uma mística especial por representar uma história de resistência contra o império, mas também por se tratar de uma história de paixão pela bola. E muito mais do que o ficcional “jogo que parou uma guerra” do Santos de Pelé, o FC Start marcou o coração de um país contra a supremacia de uma ideologia perversa que perdeu em tudo: no campo, na honra, na filosofia e na guerra.
Publicidade
O home office tem sido adotado com frequência por empresas em todo o mundo. Além de economizar o tempo de...
A cena é tão inusitada que mais parece fake, como que protagonizada por uma pessoa vestindo uma fantasia – mas é...
Apesar de ser a atual campeã mundial de futsal down, até poucos dias atrás não estava certa a participação da...
O ano de 2018 propôs desafios consideráveis para a manutenção das relações humanas e da diversidade. Em um...
Um homem caminhava com seu cão na Escócia quando encontrou um balão com uma carta amarrada. Ao ler seu conteúdo,...
Não conseguiu aproveitar as promoções do último final de semana? Não se preocupe pois você ainda tem hoje (29)...
O que para muitos pode ser um simples trabalho escolar, para outros é a mudança de uma vida – e um novo sentido...
Qualquer pai ou mãe que tenha passado por um divórcio sabe o desafio de criar um lar para o seu filho enquanto se...
Se pudéssemos enxergar o mundo com os olhos de uma criança, certamente a vida seria muito menos complicada. Nós,...