Ciência

Abelhas adoram cannabis e este caso de amor pode ajudar a salvar a espécie; entenda

por: Gabriela Glette

Consideradas os seres vivos mais importantes do planeta, as abelhas são animais insubstituíveis, dos quais dependemos para viver. No entanto, nas últimas décadas, devido ao aquecimento global e o uso execessivo de pesticidas, elas estão morrendo. No esforço para salvar a população de abelhas, um novo estudo sugere que elas adoram cannabis, o que pode ajudar salvar a espécie. A pesquisa foi realizada pela Cornell University – nos Estados Unidos e publicada na revista Environmental Entomology.

abelhas e cannabis 1

Quem já havia dado a dica de que as abelhas são fãs da cannabis foram cientistas da Universidade Estadual do Colorado. O estudo reforça a tese de que elas são atraídas pela maconha por causa da quantidade abundante de pólen da planta. Sendo assim, a rápida expansão da produção de cânhamo nos Estados Unidos – e no mundo, pode ter implicações significativas na dinâmica da polinização em todo o agroecossistema.

abelhas e cannabis 2

Apesar da maconha não produzir o néctar doce encontrado em variedades florais que atraem as abelhas, elas possuem uma grande quantidade de pólen e, por isto, “um potencial particularmente forte para aumentar as populações de polinizadores e os serviços de polinização subsequentes para as culturas no ano seguinte, preenchendo lacunas na escassez de recursos no final da temporada.”, de acordo com a pesquisa publicada.

abelhas e cannabis 3

Segundo a pesquisa inédita, o cânhamo atrai 17 vezes mais abelhas do que as flores comuns. Os autores explicam que, embora as abelhas sejam atraídas pelo cânhamo, o pólen rico em canabinóides não se infiltra em nossas dietas e nem “terá um impacto no desenvolvimento das abelhas devido à perda de receptores de canabinóides em insetos”.

abelhas e cannabis 4

A maconha traz benefícios que vão muito além do consumo ou do comércio da planta. Um recente estudo publicado no site do Instituto Nacional do Câncer, que faz parte do Departamento de Saúde dos EUA, confirmou que a cannabis pode de fato matar células cancerígenas. No entanto, além dos benefícios econômicos e área da saúde, se a cannabis pode salvar as abelhas, o que estamos esperando para legalizar de uma vez por todas este mercado no mundo inteiro?

Publicidade

Fotos: divulgação


Gabriela Glette
Uma jornalista e produtora de conteúdo que mora na França. Apaixonada por viagens e inquieta por natureza, ela encontrou no nomadismo digital o segredo de sua felicidade, e transforma a saudade que sente da família e amigos em combustível para escrever suas histórias. Gabriela também é fundadora do site Quokka Mag, onde fala apenas sobre coisas boas!

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
 A ossada de casal de guerreiros enterrado ao lado de serviçal e suas armas há mais de 2 mil anos