Inovação

Adesivo com aroma de bacon promete ajudar quem quer parar de comer carne

por: Gabriela Glette

Ao abolirmos o consumo de carne de nossas vidas, estamos consequentemente ajudando a conter o desmatamento e os efeitos do aquecimento global. No entanto, se algumas pessoas conseguem parar de uma hora para outra – sem sentir falta alguma, alguns organismos têm mais dificuldade. Foi pensando nisto que um professor de psicologia experimental da Universidade de OxfordCharles Spence, criou um adesivo com aroma de bacon que promte ajudar a reduzir os desejos de comer carne.

adesivo bacon 1

A invenção, um tanto quanto bizarra, deve ser arranhada para produzir um cheiro semelhante ao do bacon cozido. Funcionando como uma boa e velha raspadinha, a idéia por trás do adesivo é que a mente humana está conectada aos sentidos de paladar e olfato, e que certos cheiros podem reduzir significativamente os desejos de comida.

adesivo bacon 2

Segundo Spence:Nosso olfato está fortemente ligado à nossa capacidade de saborear, portanto, experimentar sinais relacionados a alimentos, como cheirar um aroma de bacon, pode nos levar a imaginar o ato de comer esse alimento. Imagine comer bacon e você pode ficar saciado.”

adesivo bacon 3

Apesar da inspiração ter nascido a partir dos adesivos de nicotina, que ajudam quem quer parar de fumar, o funcionamento do primeiro adesivo de carne do mundo não é nada parecido. Ao invés de liberar ‘bacon’ lentamente na corrente sanguínea do usuário, ele deve ser arranhado para uma dose olfativa instantânea. O produto está sendo testadosem cidades do Reino Unido como Londres, Liverpool e Leeds, mas a empresa de alimentos Strong Roots afirma que o adesivo inovador se tornará mais amplamente disponível no futuro próximo.

adesivo bacon 4

Porém, se a equipe de Spence e a Strong Roots estão confiantes, os possíveis usuários não acham que o cheiro do bacon irá ajudá-los a parar de consumir carne. Entrevistado pelo jornal britânico The Telegraph, Graham Innes – 45 anos, disse: “Se eu sentir o cheiro de bacon, vou querer comer bacon – é muito simples. Pode funcionar para alguns, mas nunca funcionaria para mim, eu estaria no café mais próximo para comer um rolo de bacon.”

Produção de carne e desmatamento

A pecuária e o desmatamento estão diretamente ligadas, por isto, tornar-se vegetariano é a melhor coisa que você pode fazer ao planeta. Em 2019, o desmatamento da Amazônia foi o maior registrado até hoje. Impunidade, crimes ambientais, retrocesso em políticas ambientais e o crescimento da criação de gado na região, explicam porque nunca se desmatou tanto. Florestas inteiras vêm sendo substituídas por pastos. Precisamos mesmo de carne?

Publicidade

Fotos 1 e 2: divulgação

Fotos 3 e 4: Unsplash


Gabriela Glette
Uma jornalista e produtora de conteúdo que mora na França. Apaixonada por viagens e inquieta por natureza, ela encontrou no nomadismo digital o segredo de sua felicidade, e transforma a saudade que sente da família e amigos em combustível para escrever suas histórias. Gabriela também é fundadora do site Quokka Mag, onde fala apenas sobre coisas boas!

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Quando as crianças dominaram o mundo: uma sociedade paralela que parece saída da ficção