A Ambev é uma das grandes produtoras de bebida do mundo. E, consequentemente, o plástico é uma das matérias-primas mais importantes da companhia. A empresa dona de marcas como Brahma, Skol e Guaraná está em busca de maneiras de se compromissar de maneira efetiva com o meio ambiente.
Recentemente, a companhia acenou pela diminuição do derramamento de plástico na natureza e anunciou que o Guaraná Antartica passará por modificações. Mais, até 2025, a Ambev garante que não despejará plástico no meio ambiente.
“Em 2018, a gente já tinha anunciado a meta de ter 100% dos nossos produtos em embalagens retornáveis ou que fossem majoritariamente feitas de conteúdo reciclado até 2025. Agora queremos ir além para ajudar a resolver o problema da poluição plástica, que preocupa o mundo todo”, explica Jean Jereissati, presidente da Cervejaria Ambev.
“Para darmos esse passo ainda maior, vamos nos unir aos nossos parceiros e fomentar ainda mais a inovação dentro do nosso ecossistema. Já estamos trabalhando com ValGroup, ANCAT e outros parceiros para trilharmos juntos um caminho de inovações para uma solução no longo prazo para o plástico”, acrescenta.
– Guaraná Antarctica convoca marcas para apoiar futebol feminino no Brasil

A empresa de bebidas tem buscado criar uma produção mais sustentável, reduzindo plástico e priorizando a utilização de retornáveis
A companhia criou três frentes de atuação: eliminação e substituição de plástico desnecessário; utilização de embalagens retornáveis ou conteúdo 100% reciclado na composição de novas embalagens; e investimento em inovação e tecnologias para circularidade, reciclagem e novos materiais.
– Ambev lança 1ª água de lata do Brasil mirando redução de resíduos plásticos
A Ambev diz estar desenvolvendo pesquisas e iniciativas de logística reversa para garantir a substituição de matérias-primas, diminuição da gramatura e eliminação do plástico em algumas embalagens.
Hoje, 18% dos líquidos envasados pela empresa acabam em recipientes plásticos. A intenção é fazer com que, no ano de 2025, 100% dos produtos estejam em embalagens retornáveis ou recicladas. Entre as parceiras da marca está a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a ValGroup – uma das maiores especialistas em reciclagem de todo o mundo, e a Associação Nacional dos Catadores e Catadoras de Material Reciclável (ANCAT).
– Ambev inaugurará 31 usinas solares no Brasil até 2020
“Para darmos esse passo ainda maior, vamos nos unir aos nossos parceiros e fomentar ainda mais a inovação dentro do nosso ecossistema. Já estamos trabalhando com ValGroup, ANCAT e outros parceiros para trilharmos juntos um caminho de inovações para uma solução no longo prazo para o plástico”, concluiu Jean Jereissati.