Ciência

Árvores de sementes que orbitaram a Lua em 1977 ainda vivem na Terra; saiba onde

por: Gabriela Glette

No Centro de Voo Espacial Goddard, da NASA, em Maryland – Estados Unidos, uma reluzente árvore engana os desavisados, mas é uma das dezenas de ‘árvores lunares’ espalhadas pelo país. O plátano de Goddard, assim como outras, foi cultivado a partir de sementes que viajaram com o astronauta Stuart Roosa, na missão Apollo 14, em 1971. Isto porque, durante a missão, Roosa permaneceu em órbita lunar, carregando centenas de sementes dentro do seu kit pessoal.

árvores lunares 1

A ideia de levar as sementes ao espaço era investigar como a microgravidade poderia afetar as plantas. No início, a tripulação precisou ficar em quarentena – protocolo padrão para evitar qualquer tipo de contaminação. Por alguns instantes, os pilotos chegaram a pensar que a experiência seria um fracasso, já que o vidro onde as sementes estavam guardadas quebrou. No entanto, as sementes germinaram normalmente.

árvores lunares 3

Cerimônia de plantação da árvore lunar, em Maryland.

Depois do fim da missão, as mudas foram plantadas, a grande maioria em 1976, nas comemorações do bicentenário do país. Segundo a NASA: “Esta árvore, que foi transportada pelos astronautas Stuart Roosa, Alan Shepard e Edgar Mitchell, na sua missão à lua, é um símbolo vivo das nossas admiráveis conquistas humanas e científicas.”

árvores lunares 4

Hoje estas árvores possuem mais de 40 anos, porém, muito mais do que símbolos de uma experiência bem sucedida, elas podem nos dar pistas para a agricultura fora da Terra. E neste aspecto, o maior desafio é regar as plantas. Segundo Gioia Massa – cientista do projeto de ciências biológicas no espaço, o processo todo é muito trabalhoso, pois a solução que temos hoje consiste em regar as plantas à mão, espremendo o líquido através de uma seringa, em um substrato de argila, onde as sementes estão a crescer.

árvores lunares 5

O que pouca gente sabe, é que desde 2015 os astronautas são livres para comerem o que cultivam no espaço. No entanto, para conseguirmos colocar em prática a agricultura fora da Terra, capitalizar um processo chamado evapotranspiração, que de acordo com Massa: “Significa que a água que as plantas estão a absorver é evaporada das suas folhas, como um tipo de vapor de água extremamente puro.”

árvores lunares 6

Temos um longo processo pela frente, mas as ‘árvores lunares’ são um belo exemplo de como podemos sonhar alto. Veja abaixo o mapa das árvores lunares:

árvores lunares 2

Publicidade

Foto 1: Mark Thiessen

Foto 2: NASA

Fotos 3, 4 e 5: Unsplash

Foto 6: Dave Williams


Gabriela Glette
Uma jornalista que ama poesia e mora na França, onde faz mestrado em comunicação. Apaixonada por viagens e inquieta por natureza, ela encontrou no nomadismo digital o segredo de sua felicidade, e transforma a saudade que sente da família e amigos em combustível para escrever suas histórias.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Rio de SC abriga fósseis de répteis que viveram antes dos dinossauros