Inspiração

Austrália ainda está em chamas, mas fotos mostram vegetação brotando

10 • 01 • 2020 às 16:48
Atualizada em 10 • 01 • 2020 às 16:56
Yuri Ferreira
Yuri Ferreira   Redator É jornalista paulistano e quase-cientista político. É formado pela Escola de Jornalismo da Énois e conclui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo. Já publicou em veículos como The Guardian, The Intercept, UOL, Vice, Carta e hoje atua como redator aqui no Hypeness desde o ano de 2019. Também atua como produtor cultural, estuda programação e tem três gatos.

Os incêndios sazonais que estão destruindo a Austrália desde setembro já tomaram proporções assustadoras. Responsáveis pela destruição de uma área 3x maior do que as queimadas registradas na Amazônia, o fogo natural da região se tornou absolutamente incontrolável, evidenciando a gravidade das mudanças climáticas e a urgência pela criação de um mundo mais sustentável.

Mas há luz no fim do túnel. Ao menos é o que as lentes da fotógrafa Mary Voorwide, moradora de Sydney, nos dizem. A australiana fez belos registros de plantas florescendo em meio à árvores queimadas na região, em um belo registro que pode nos dar um pouquinho de esperança. As imagens representam toda a resiliência que natureza pode ter.

– Coala pede água para ciclista; incêndios mataram quase 10 mil na Austrália

No fundo, um tronco queimado, na frente, uma flor que brota em meio ao caos

Mary capturou as imagens em Kunura, região rural de Nova Gales do Sul. Lá, os incêndios cessaram temporariamente. As imagens são de uma floresta estadual. A região perdeu 45.944 hectares de vegetação nativa durante os incêndios, que já foram regionalmente controlados pelos bombeiros australianos.

“Eles falaram dos bravos bombeiros e do pessoal de serviços de emergência que os ajudaram nos momentos mais assustadores de suas vidas. Histórias de sons tão altos que eram ensurdecedores, a intensidade do calor, a força de cisalhamento e a velocidade do fogo eram incompreensíveis”, relatou a fotógrafo em uma postagem em seu Facebook.

– A história do jovem que salvou 9 coalas de incêndio sem precedentes na Austrália

“É promissor ver essa floresta estadual se regenerando após os incêndios. Novos brotos dos troncos das árvores de comida de coala e a vegetação rasteira traziam um sorriso para nossos rostos”, deu esperança em sua postagem.

O esforço da comunidade internacional tem sido enorme para que a redução dos incêndios e a recuperação econômica do país seja rápida. Milhões de dólares já foram arrecadados e diversas brigadas de incêndio de todo o mundo já realocaram suas forças para o país, que sofre com a maior devastação ambiental de sua história.

– 7 fotos retratam horror de incêndios na Austrália; fumaça chega ao Brasil

Confira mais imagens registradas por Mary:

Publicidade

Canais Especiais Hypeness