Diversidade

Bandeira de reinado feita por africanos do Benin e Gana é encontrada em Ouro Preto

por: Redação Hypeness

Kátia Silvério resgatou há 11 anos a manifestação religiosa do Reinado de Nossa Senhora do Rosário e de Santa Efigênia, que havia sido criada por africanos escravizados no Brasil. Quando buscava pela bandeira que usa todos os anos para celebrar a tradição, Kátia ouviu do zelador do edifício em que a peça ficava, em Ourto Preto, que “havia uma mais antiga”. Guiada por ele, se deparou com uma bandeira em ferro fundido com mais de 200 anos.

Foto: Aldo Araújo/Arquivo pessoal

De acordo com o G1, a relíquia remonta ao surgimento da manifestação religiosa, que teria surgido na antiga Vila Rica há mais de dois séculos. Pela época e características de sua fundição, acredita-se que a bandeira tenha sido feita por africanos de Benin, Gana e/ou Burkina Faso, que dominavam a técnica do ferro fundido no século 18.

Foto: Aldo Araújo/Arquivo pessoal

Infelizmente, cerca de 45% da pintura foi perdida com a ação do tempo. O material, que retratata Nossa Senhora do Rosário, Santa Efigênia e São Benedito, todos negros, está sendo restaurado e poderá ajudar a descobrir as raízes de muitas pessoas que hoje vivem em Ouro Preto.

Foto: Alexandre Martins/Divulgação

O Reinado de Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia é uma festa realizada em homenagem a Chico Rei no mês de janeiro. Trazido do Congo e escravizado no Brasil, Chico Rei conseguiu comprar sua alforria e de outros conterrâneos. Este ano, a manifestação cultural e religiosa recebeu o título de Patrimônio Imaterial de Ouro Preto no dia 5 de janeiro.

Publicidade

Crédito sob as imagens


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Alvo de ‘piada’ racista de Rodrigo Bocardi é de família histórica no polo aquático