Diversidade

Barbie apresenta versões com vitiligo e careca; veja fotos

por: Yuri Ferreira

Diversidade não é importante: é obrigação. Emobra muitas empresas ainda se recusem a entender e sigam reproduzindo padrões, o mundo anda pra frente. E, felizmente, as coisas estão mudando.

A Barbie – boneca mais famosa do mundo – resolveu lançar uma série de bonecas que reforça a urgência da representatividade. A linha ‘Fashionista’ transborda diversidade e apresenta bonecas com deficiência, próteses, vitiligo, carecas, enfim.

Especialmente quando falamos de brinquedos infantis, é muito necessário para que as crianças se vejam representadas nos objetos que formam seu imaginário, daí a alegria em se deparar com uma notícia dessa magnitude.

– Barbie fotojornalista da National Geographic encoraja meninas a sonhar mais alto

Nova linha da Barbie conta com a representatividade ao seu lado

A nova coleção segue redefinindo o que significa ser ‘uma Barbie‘ ou como uma Barbie se parece, permitindo que crianças se identifiquem e sintam-se representadas. Para criação da Barbie com vitiligo, um dermatologista especializado foi consultado para certificar que a doença de pele fosse representada com precisão. Já a Barbie careca chega para que meninas sem cabelo se identifiquem com a linha.

– Barbie lança boneca para homenagear o Dia dos Mortos mexicano

Nova Barbie careca

Bonecas com deficiências físicas foram introduzidas na linha ‘Fashionistas’ em 2019 em colaboração com a ativista, designer e autora, Jordan Reeves, que aos 12 anos de idade  assumiu a missão de construir soluções criativas que ajudem crianças com deficiências.

A Barbie com vitiligo teve participação de uma dermatologista para recriar a condição com precisão

Segundo a empresa, a nova linha de bonecas já estará disponível no mercado brasileiro a partir do primeiro trimestre. Com cada vez mais personagens diversos, a missão da empresa é fazer com que mais crianças se enxerguem no produto, abandonando a ideia da Barbie branca, loira e magérrima. Isso é importante para que as crianças cresçam em um ambiente me que se aceitem melhor e não precisem de padrões de beleza retrógrados para se adequarem.

– Barbie homenageia a ativista Rosa Parks e a astronauta Sally Ride

 

Publicidade

Fotos: Divulgação


Yuri Ferreira
Jornalista formado na Escola de Jornalismo da Énois. Já publicou em veículos como The Guardian, UOL, The Intercept, VICE, Carta e hoje escreve aqui no Hypeness. No twitter, @porfavorparem.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Lashana Lynch será a 1ª mulher a interpretar ‘007’ em decisão mais acertada da franquia