Sustentabilidade

Bitucas são maior parte do lixo em praias brasileiras

por: Gabriela Glette

No final de 2019, um estudo publicado pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), divulgou que 13 praias do litoral de São Paulo são impróprias para banho, porém, infelizmente isto também ocorre em outras regiões do Brasil. Entre toneladas de detritos, esgoto e resíduos plásticos, as bitucas de cigarro somam a maior parte do lixo em praias no litoral do Brasil. Segundo pesquisa inédita feita pelo projeto Lixo Fora D’Água, a cada trecho de 8 quilômetros, foram encontradas cerca de 200 mil bitucas de cigarro, o que é uma verdadeira atrocidade ao meio ambiente.

bituca de cigarro praias 2

Todo brasileiro aguarda ansioso para o verão, estação do ano em que as praias do país inteiro lotam. Entretanto, os números são claros e nos apresentam um dos resultados mais claros do turismo irresponsável. Somente no verão 2020 – que ainda não acabou, fora as 200 mil bitucas de cigarro, foram encontrados 15 mil lacres, tampas e anéis de lata, 150 mil fragmentos de plásticos diversos, 7 mil palitos de sorvete e churrasco e 19 mil hastes plásticas de pirulitos e cotonetes.

bituca de cigarro praias 1

Coordenado pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), com apoio da Agência de Proteção Ambiental da Suécia, a iniciativa está na segunda fase e visa combater as fontes de poluição marinha por resíduos sólidos. “Os resultados desse projeto inédito são fundamentais para enfrentar o problema do lixo no mar”, explica o diretor presidente da Abrelpe – Carlos Silva Filho.

bituca de cigarro praias 2

O próximo passo do projeto é colocar em prática a Operação Areia Limpa, que começa no dia 25 de janeiro e dura um mês. Através dela, serão escolhidas duas barracas na praia de Santos, litoral de São Paulo, que receberão móveis e acessórios novos, como mesa de apoio com lixeira; taças e copos retornáveis; canudos compostáveis que serão segregados e, ao final do projeto, levados para compostagem.Haverá ainda placas sinalizadoras e um guia com informações sobre o descarte correto.

bituca de cigarro nas praias 4

Simultaneamente, o projeto também acontece em outras seis cidades do Brasil: Balneário Camboriú (SC), Bertioga (SP), Fortaleza (CE), Ipojuca (PE), Rio de Janeiro (RJ) e São Luís (MA). Cerca de 80% do lixo marinho tem origem no ambiente terrestre, ou seja, a solução não é apenas retirar o lixo dos oceanos, mas, sobretudo educar a população.

Publicidade

Fotos: divulgação


Gabriela Glette
Uma jornalista e produtora de conteúdo que mora na França. Apaixonada por viagens e inquieta por natureza, ela encontrou no nomadismo digital o segredo de sua felicidade, e transforma a saudade que sente da família e amigos em combustível para escrever suas histórias. Gabriela também é fundadora do site Quokka Mag, onde fala apenas sobre coisas boas!

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Líder indígena Ailton Krenak é eleito intelectual do ano na era das mentiras que destroem o meio ambiente