Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
No final de 2019, um estudo publicado pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), divulgou que 13 praias do litoral de São Paulo são impróprias para banho, porém, infelizmente isto também ocorre em outras regiões do Brasil. Entre toneladas de detritos, esgoto e resíduos plásticos, as bitucas de cigarro somam a maior parte do lixo em praias no litoral do Brasil. Segundo pesquisa inédita feita pelo projeto Lixo Fora D’Água, a cada trecho de 8 quilômetros, foram encontradas cerca de 200 mil bitucas de cigarro, o que é uma verdadeira atrocidade ao meio ambiente.
Todo brasileiro aguarda ansioso para o verão, estação do ano em que as praias do país inteiro lotam. Entretanto, os números são claros e nos apresentam um dos resultados mais claros do turismo irresponsável. Somente no verão 2020 – que ainda não acabou, fora as 200 mil bitucas de cigarro, foram encontrados 15 mil lacres, tampas e anéis de lata, 150 mil fragmentos de plásticos diversos, 7 mil palitos de sorvete e churrasco e 19 mil hastes plásticas de pirulitos e cotonetes.
Coordenado pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), com apoio da Agência de Proteção Ambiental da Suécia, a iniciativa está na segunda fase e visa combater as fontes de poluição marinha por resíduos sólidos. “Os resultados desse projeto inédito são fundamentais para enfrentar o problema do lixo no mar”, explica o diretor presidente da Abrelpe – Carlos Silva Filho.
O próximo passo do projeto é colocar em prática a Operação Areia Limpa, que começa no dia 25 de janeiro e dura um mês. Através dela, serão escolhidas duas barracas na praia de Santos, litoral de São Paulo, que receberão móveis e acessórios novos, como mesa de apoio com lixeira; taças e copos retornáveis; canudos compostáveis que serão segregados e, ao final do projeto, levados para compostagem.Haverá ainda placas sinalizadoras e um guia com informações sobre o descarte correto.
Simultaneamente, o projeto também acontece em outras seis cidades do Brasil: Balneário Camboriú (SC), Bertioga (SP), Fortaleza (CE), Ipojuca (PE), Rio de Janeiro (RJ) e São Luís (MA). Cerca de 80% do lixo marinho tem origem no ambiente terrestre, ou seja, a solução não é apenas retirar o lixo dos oceanos, mas, sobretudo educar a população.
Publicidade
Você sabe o que é um cateter? Já fez o mielo hoje? Entende direitinho o que acontece na quimioterapia? Pois é, a...
As tragédias causadas pelas chuvas de terça-feira (15) na cidade de Petrópolis, região serrana no Rio de Janeiro,...
O momento impressionante em que uma onça-pintada captura um jacaré foi registrado pelo médico Antônio Miziara, que...
Um golfinho do tipo Toninha, uma das espécies mais ameaçadas de extinção, ao ser capturado na China para ter sua...
Como extensão dos Direitos da Natureza que vigoram em sua Constituição desde 2008, o Equador aprovou os direitos dos...
A Itália produz cerca de 2 milhões de tonaladas de laranja todos os anos, sendo considerada um dos maiores produtores...
A Suécia acaba de inaugurar o primeiro shopping 100% dedicado a produtos reciclados. O ReTuna Återbruksgalleria, ou...
A sensação de que as autoridades não estão fazendo o suficiente para combater as causas das mudanças climáticas...
Com o calor que faz nos meses de verão no Brasil, é difícil encontrar alguém que não busque alternativas para se...