Inovação

Boeing prepara voo teste de avião comercial com asas dobráveis

por: Vitor Paiva

O futuro da aviação comercial ocupará menos espaço nos aeroportos e consumirá menos combustível, com autonomia para longas viagens – é isso, ao menos, que promete o comunicado da Boeing, ao anunciar o primeiro voo em teste de seu novo lançamento, o Boeing 777X, que traz, entre diversas novidades, uma revolução: as asas do avião são dobráveis. O teste aconteceria na última quinta-feira, mas o tempo ruim na região de Seattle, onde fica a fábrica da empresa, fez com que o voo fosse adiado para hoje ou o início da próxima semana.

As asas dobráveis serão feitas com um material composto de fibra de carbono, e trarão um motor elétrico na articulação permitindo a extensão ou a dobra. A nova aeronave terá duas versões – a 777-8 e a 777-9 – com capacidade média de transportar entre 384 e 426 passageiros, e já possui mais de 340 pedidos de unidade para as principais companhias aéreas do mundo, como Emirates, Qatar Airways, Lufthansa, British Airways e Singapore Airlines. A ideia é que o novo avião consolide ainda mais o domínio da Boeing sobre a concorrente Airbus no mercado de aviões para longas distâncias.

Os voos inaugurais, aos quais o 777X será submetido, costumam realizar baterias de testes para os novos modelos, a fim de certificar as condições de segurança e confirmar o comportamento do avião em situações específicas. Com as charmosas pontas das asas dobráveis, o Boeing 777X deve começar a ser entregue ainda esse ano, e passar a voar em rotas comerciais no início do ano que vem. 

Publicidade

© fotos: divulgação


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Warning: array_map(): Expected parameter 2 to be an array, bool given in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/part/publicidade/taboola.php on line 2

Warning: array_intersect(): Expected parameter 2 to be an array, null given in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/part/publicidade/taboola.php on line 11

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
McDonald’s tumultua mercado com novo hambúrguer à base de plantas