O câncer de pênis faz com que cerca de 1,6 mil homens tenham que amputar o órgão genital no Brasil por ano. E um dos principais fatores de riscos para o desenvolvimento da doença é a má higiene íntima. Ou seja: homens não têm o hábito de lavar o pênis.
Diante dos números alarmantes, os criativos Leonardo Telles, Guilherme Serato, Marcelo Marui e Saulo Vinheiro desenvolveram uma ação voluntária para o Instituto Lado a Lado pela Vida (LAL), idealizador da campanha Novembro Azul, intitulada ‘Lave o Dito Cujo‘. Por meio de um perfil no Instagram, o grupo compartilha ilustrações diárias para que os homens não esqueçam de lavar a genitália.
“Quando você vê um dado de mais de mil amputações por ano, você sente a necessidade de fazer algo para mudar isso. Como a gente está falando sobre um problema muito sério, que é um tabu, a gente quis usar do lúdico para conscientizar sobre o assunto”, conta Guilherme Serato.
– Esta fotógrafa tira as fotos de pênis eretos mais simpáticas que você já viu [NSFW]
O projeto está no ar desde o dia 1º de janeiro de 2020, no perfil @laveoditocujo no Instagram, e publica ilustrações com os nomes e imagens popularmente relacionadas ao órgão genital masculino – como banana, falo e cobra – e passam a mensagem de um jeito divertido. A ideia é ter uma arte por dia neste ano: 366 avisos!





Urologista e membro do comitê científico do LALO, o médico Aguinaldo Nardi, vê a iniciativa com bons olhos. “Essa campanha é uma maneira lúdica e simples de ensinar o homem. O câncer de pênis é uma doença muito bem prevenida, desde que tenha educação sobre o tema. O projeto desmistifica os diversos preconceitos do homem sobre a saúde”, destaca o doutor.
– Conheça o “santuário do pênis”, um templo budista todo dedicado ao falo
O médico destaque que, entre os fatores de risco, está a fimose, que impede a exposição da glande (cabeça do pênis) e o acúmulo de esmegma (secreção branca resultante da descamação celular) e a falta de informação.