Inspiração

Cão salva rebanho de ovelha das chamas que ardem na Austrália

por: Vitor Paiva

Mais de 500 milhões de animais já morreram por conta dos incêndios que seguem ardendo na Austrália desde setembro do ano passado. E com o ser humano negando o aquecimento global e os efeitos da ação humana que provocam esse tipo de tragédia – o próprio governo australiano retirou investimentos no tema e em políticas de prevenção -, toda ajuda é bem-vinda, e pelo visto a natureza está tendo que contar com outras espécies para remediar ao menos a situação. Depois de descobrirmos a incrível história do cãozinho Bear, um border collie que vem trabalhando para resgatar coalas vivos na região, outro herói de quatro patas da mesma raça recentemente viralizou pela internet: Patsy, uma cadela de 6 anos que salvou um rebanho de ovelhas das chamas na região.

A cadela Patsy

O feito aconteceu na manhã do dia 31 de dezembro de 2019, quando o fogo perigosamente se aproximou de uma fazenda na cidade de Corryong, em Victoria. Primeiro o dono da fazenda contou com a ajuda de Patsy para reunir as ovelhas em um ponto seguro do terreno – e enquanto ele lutava contra as chamas utilizando um trator e um tanque de água, a cadela manteve as ovelhas o tempo todo reunidas no mesmo lugar, sem permitir que fugissem ou se expusessem ao fogo. Ao fim, tanto a fazenda quanto praticamente todos os animais foram salvos.

 

Acima, as ovelhas que Patsy salvou; abaixo, a cadela cuidando dos animais enquanto o fogo se aproximava

Os focos que antes pareciam restritos ao norte do país agora já se espalham por toda a ilha – além dos 500 milhões de animais, estima-se que 20 pessoas tenham morrido por conta dos incêndios. A área queimada na Austrália até aqui corresponde a cerca de 48 vezes o estado de São Paulo. “Todo mundo está procurando por água e alimentos para seus animais”, disse Cath Hill, irmã do dono da fazenda. “Há pessoas que perderam tudo e só possuem agora a roupa do corpo”, diz. “É inacreditável e só vai piorar. Foi por isso que publicamos a história de Patsy, pois as pessoas precisam de algo positivo”, concluiu Cath.

Publicidade

© fotos: arquivo pessoal


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Bangladesh abre 1ª escola religiosa para estudantes trans em salto por diversidade