Canais Especiais Hypeness
-
Orgulho LGBTQIA+
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Um cãozinho chamado Jögan, de 11 meses que foi devolvido por uma família a ONG Bem-Estar Animal (Dibea), de Florianópolis, após descobrirem que ele era surdo. Mas esta história tem um final feliz: ele acabou encontrando um novo lar, graças a um estudante com a mesma necessidade especial que o animal.
Seu novo dono é João Gabriel Duarte Ferreira, doutorando em estudos da tradução na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Ele mora com três pessoas, sendo dois surdos, e o terceiro, filho de pais surdos. O grupo já tinha uma cadela, mas o estudante queria um cachorro com surdez, assim como os habitantes da casa.
João Gabriel e amigos recebendo Jögan
O estudante entrou em contato com a diretoria da ONG assim que um amigo falou sobre Jögan, após ter visto o doguinho nas redes sociais. João Gabriel passou por um processo de avaliação de três dias e agora o cachorrinho foi adotado está com a nova família desde quinta-feira (9 de janeiro).
“Estamos felizes com ele. E temos muita empatia nele, por causa da identidade surda. Ele está feliz, porque temos nossas estratégias de adaptação para casa. Para nós, surdos, com os nossos costumes. Como apagar e ligar luz toda vez pra chamar o Jögan como fazemos conosco”, contou João.
A Gabi, a cadela que já era residente, recebeu o novo amiguinho com facilidade. “Já sabe sabe alguns sinais de Libras [Língua Brasileira de Sinais] e desde quinta aprendeu os sinais de passear, pedir pra sair, esperar”, relatou o estudante.
Além de um novo lar, o cãozinho recebeu ainda um novo nome. Até então ele se chamava Pirata. “Alguns dias antes de saber da adoção, eu estava lendo sobre Jögan, um tipo de olho. É de anime japonês. Aí apareceu o cachorro com esse olho igualzinho”, explicou João.
Segundo o Dibea, dos 150 animais recolhidos, 90% são adultos e 40% em situação especial, ou seja, são animais idosos ou com alguma deficiência. Há cegos e vários sem perna, e geralmente as pessoas evitam cães e gatos com essas características.
E, assim como os cãozinhos “saudáveis”, os especiais só querem dar carinho para uma família!
Publicidade
Como é difícil ter que seguir as ordens de alguém em quem você não confia, não é? Ou se forçar a respeitar uma...
Estamos diante daqueles momentos que demonstram que nem tudo está perdido no Brasil. Pelo contrário, ainda dá pra...
Símbolo de manifestações estudantis que aconteceram em Santiago, no Chile, em 2010, o cachorro vira-lata Negro...
Tem épocas em que parece que nunca iremos encontrar alguém especial na vida. Esse sentimento muitas vezes passa pela...
A mitologia ao redor do nobre ofício do carteiro sugere como parte de sua rotina diária ter de fugir de cães de...
Para amenizar a sensação de solidão de professores em aulas online, alunos norte-americanos começaram a usar o...
Em meio a tanta desigualdade social, racismo e outras injustiças que desde sempre e cada vez mais parecem pautar nossa...
Em um momento onde se fala tanto sobre família, a reação destes pais evangélicos ao saberem que a filha é...
A campanha de Natal da Sadia decidiu focar em um comercial diferente dos tradicionais da marca. Ao invés de focar no...