Sustentabilidade

Casa feita com sacos de terra na Colômbia é alternativa de baixo custo ao ar-condicionado

por: Vitor Paiva

Encontrar alternativas para o consumo de energia é pauta urgente e, ainda que o problema seja essencialmente industrial, naturalmente que a economia em escala particular é também importante. É nesse ponto que a engenhosa criação do arquiteto colombiano Jose Andres Vallejo entra em cena: uma casa naturalmente mais fresca, mais ecológica e de menor impacto ambiental, que substitui o ar condicionado através do material do qual ela é feita: sacos de terra ou sacos de areia.

A criação de Varejo foi batizada de La Casa Vergara, e foi construída em Bogotá em 2011, utilizando uma construção de terra coberta com acabamento de concreto. As paredes são “montadas” através do empilhamento de sacos tubulares repleto de terra preenchendo uma moldura de madeira. A cobertura de cimento garante a firmeza e a segurança da construção – resistente a terremotos e alagamentos, com uma redução considerável da temperatura na parte interna da casa.

O sistema de construção utilizado por Vallejo para La Casa Vergara se “superadobe”, e foi criado pelo arquiteto iraniano Nader Khalili e, além de refrescante, trata-se de um método especialmente barato: cerca de 28 dólares por metro quadrado. O baixo custo é proporcional ao pequeno impacto ambiental, reafirmando o método como uma interessante solução para construções de baixo custo para áreas de baixa renda ao redor do mundo.

Publicidade

© fotos: divulgação


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.


X
Próxima notícia Hypeness:
Jacaré com mais de 300 kg deixa perplexos moradores de vilarejo à beira de lago