Debate

Colômbia vai despejar glifosato em plantações de coca para controlar tráfico

por: Yuri Ferreira

O glifosato é um dos produtos mais agressivos ao meio ambiente de todos. Enquanto a bancada ruralista brasileira insiste na sua utilização e regularização para utilização no campo, o mundo da ciência reforça que se trata de um produto cancerígena que envenena nossa alimentação e é prejudicial para a nossa saúde, bem como a de outros animais.

O produto era utilizado há anos atrás para combater as plantações de coca na Colômbia. Por pressão do governo de Donald Trump, a drástica medida que pode afetar gravemente a vida dos trabalhadores rurais colombianos foi retomada pela administração de Ivan Duque.

 Anvisa abre consulta pública sobre regulação do agrotóxico glifosato

A pulverização aérea das zonas rurais vai ser retomada pelo governo colombiana por pressão de Washington

O glifosato é apontado como um dos principais inimigos do meio-ambiente, especialmente por ter direta relação com o desaparecimento de abelhas ao redor do mundo todo. O produto é comprovadamente danoso à saúde humana e a medida de pulverizá-lo nas plantações de coca – que nem sempre tem fim de tráfico de droga – tem sido criticada por diversos setores da sociedade colombiana.

– Alemanha vai banir o glifosato em 3 anos para salvar abelhas

A medida pode afetar diretamente a vida de produtores de alimento e moradores da área rural da Colômbia. “Fumigação atrapalha a estabilidade das pessoas pobres vivendo nesses territórios, polui a água, afeta a saúde das pessoas, gera deslocamentos forçados e a falta de renda causa revoltas sociais. Isso afeta as florestas e cria conflitos e incertezas em todas as comunidades”  afirmou à VICE Ricardo Vargas, professor da Universidade Nacional da Colômbia especialista em fumigação de plantações e coca.

“O retorno da fumigação vai aumentar a capacidade do estado colombiano de confrontar tráfico de drogas em menos tempo e de maneira mais efetiva”, afirmou o ministro da Justiça colombiana em pronunciamento oficial. O governo, no entanto, não colocou na ponta do papel o impacto ambiental da medida.

– Glifosato na cerveja e no vinho: agrotóxico cancerígeno está por toda parte

Além disso, o processo de fumigação danifica ainda a produção de outros tipos de alimento, o que pode levar à dificuldade de plantio de outros alimentos. Por isso, os agricultores colombianos podem se direcionar ao cultivo de coca.

“Quando o estado destrói o meio de vida deles, eles acabam em insegurança alimentar mas ainda precisam alimentar suas famílias. Que plantação eles sabem como cultivar que não exige infraestrutura moderna de transporte? Coca! Lave, enxágue, repita”, afirmou Sanho Tree, diretor do Drug Policy Project, uma organização americana contra a guerra às drogas.

Publicidade

Fotos: © Getty Images


Yuri Ferreira
Jornalista formado na Escola de Jornalismo da Énois. Já publicou em veículos como The Guardian, UOL, The Intercept, VICE, Carta e hoje escreve aqui no Hypeness. No twitter, @porfavorparem.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Revista suspende colunista após masturbação em reunião online