Inspiração

Com 18 anos, ele faz próteses gratuitas para cachorros com deficiência

por: Yuri Ferreira

Imagina poder ajudar as pessoas com seu conhecimento? Um jovem argentino de apenas 18 anos resolveu utilizar as suas habilidades com moldes em impressoras 3D para transformar a vida de dezenas de animais sem ganhar um centavo por isso.

Essa é a história de Alejandro Colli, um adolescente de Lanús, Argentina. Após ver alguns tutoriais no Youtube de como operar impressoras 3D, ele resolveu fazer alguns testes em casa e hoje tem um trabalho voluntário que doa próteses gratuitas para cachorros com deficiência.

– O Dr. Doolittle da vida real, que oferece próteses para que os animais amputados vivam melhor

Colli começou fazendo moldes de biscoito, que utilizava para fazer doces em uma pequena empresa. Logo após, começou a experimentar fazer patinhas de cachorro funcionais, e descobriu que tinha a capacidade de desenvolver próteses para as patas dianteiras de cachorros.

“Vi tutoriais no YouTube e fiz, era só para saber o que era, nunca levei isso como algo sério. Então eu percebi o que era capaz de fazer”, afirmou em entrevista ao jornal argentino Clarín.

– Tucano ganha prótese artificial inédita no Brasil para reconstrução do bico

A tecnologia desenvolvida por Colli barateia muito o custo de produção das próteses e acelera o processo. O tempo normal para uma prótese sob medida pode chegar a 1 dia e meio de produção. O jovem demora em média, apenas 3 horas e o custo fica na casa dos 10 dólares (40 reais). Entretanto, Colli não cobra pelo serviço, dependendo de doações.

– Apaixonado por animais cria prótese gigante pra elefante que perdeu uma perna ao pisar uma mina

“Já entreguei mais de 50 peças, tanto no país quanto no Panamá, México, Colômbia e Chile. Hoje, estou me concentrando mais em cadeiras de rodas adaptáveis, que são as mais difíceis e caras de fazer, porque exigem uma invasão por toda a coluna”, relatou o jovem.

Se você gostou da ideia de Alejandro, confira a história dele no seu perfil no Twitter:

Publicidade

Foto: Reprodução/Facebook


Yuri Ferreira
Jornalista formado na Escola de Jornalismo da Énois. Já publicou em veículos como The Guardian, UOL, The Intercept, VICE, Carta e hoje escreve aqui no Hypeness. No twitter, @porfavorparem.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Maradona morre aos 60 anos: o legado de Don Diego, semi-Deus do futebol