Sustentabilidade

Como fazer um ar condicionado reciclado que não precisa de energia para funcionar

por: Redação Hypeness

A Grey Dhaka criou um modelo de ar condicionado que usa apenas materiais reciclados e não requer energia para funcionar. O projeto foi apelidado de Eco Cooler e pode ser reproduzido por qualquer pessoa usando garrafas plásticas e papelão.

Para prepará-lo, é necessário um pedaço de papelão do tamanho da janela em que o ar condicionado será aplicado.  Isso porque, depois de pronto, o modelo deve ser colocado na abertura desta janela.

Vamos ao passo a passo?

Passo 1

Pegue uma garrafa plástica e use como molde para desenhar círculos no papelão com a mesma circunferência da boca da garrafa, deixando um espaço entre cada desenho. Feito isso, deve-se recortar os círculos, criando furos mais menos simétricos no papelão.

Passo 2

Corte e descarte a parte inferior das garrafas (aproximadamente 5 centímetros de fundo). Corte também a superfície da tampa, deixando apenas a parte usada para uni-la à garrafa.

Passo 3

Posicione a boca da garrafa nos furos que foram feitos no papelão e rosqueie a tampa do outro lado da superfície para deixar a garrafa presa ao molde.

Passo 4

Abra a janela e posicione seu ar condicionado reciclado na abertura, sem deixar frestas, com a parte mais larga da garrafa voltada para o exterior. Pronto, ele já irá começar a funcionar para deixar o ambiente mais fresco.

Como o ar condicionado caseiro funciona?

Segundo os criadores da ideia, a lógica por trás da invenção é bastante simples.

O resfriamento acontece pelo fato de que o ar do exterior entra por uma abertura maior e precisa se adaptar ao passar pela abertura mais estreira, onde fica a boca da garrafa. A redução da temperatura do ambiente pode chegar a até 5º.

Genial, não é mesmo?

Publicidade

Fotos: Divulgação


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Esta startup descobriu como aproveitar o biogás gerado na produção de cerveja