Estilo

Comunidade indígena do Acre produz lindos calçados de borracha sustentável

por: Vitor Paiva

A valorização dos insumos advindos da Amazônia e a utilização desses insumos e possíveis produtos derivados como base de sustentação para as famílias amazônicas é o que se chama hoje como economia da floresta. É a partir desse ideário que nasceram os calçados Ararinha, uma coleção de sandálias desenvolvida a partir de uma oficina realizada com mulheres da etnia Arara sobre a utilização do látex em folhas de borracha. A marca também produz bolsas e acessórios de forma sustentável e totalmente vegana.

A partir da oficina, o casal Daosha e Txadã Shawã, do povo Arara, decidiu transformar as técnicas adquiridas em uma confecção de sandálias. A retirada do látex para ser utilizado nas borrachas é totalmente sustentável, mantendo o cuidado de deixar cada seringueira descansar após três retiradas. Os calçados utilizam sementes diversas em sua composição, como de açaí, patauá, buriti e jarina, além de linha de palha e o tingimento natural aplicado sobre a borracha.

Acima, a retirada do látex; abaixo, mulheres trabalhando na confecção

Atualmente 15 indígenas trabalham na Ariranha, sendo 13 mulheres e 2 homens responsáveis pela extração do látex, em uma produção mensal de cerca de 40 calçados sob encomenda. O projeto ganhou em 2018 o prêmio Amazônia UP de empreendedorismo sustentável. 

“A floresta motiva nossa criação. Criar calçados a partir do leite da seringueira é algo incrível”, diz Daosha. “A terra, as folhas, os pássaros, as flores e frutos são as principais inspirações. O tingimento natural é um resgate da técnica ancestral, que nos aproxima do meio ambiente e pode ser uma das alternativas para um futuro menos poluente na indústria calçadista, uma das grandes agressoras do meio ambiente devido aos resíduos de origem petroquímica”, explica.

Além de valorizar os saberes ancestrais e a ajudar a movimentar a economia da floresta, esse tipo de iniciativa também promove a autonomia e a valorização das mulheres indígenas – além de ser, garante Daosha, um calçado tão confortável quanto o pé descalço sobre a terra. Para encomendar uma sandália Ararinha, basta enviar mensagem para o Whatsapp (11) 99910-7214.

Publicidade

© fotos: reprodução


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Essas tatuagens são como contos encantados e místicos sobre a natureza