Fotografia

Ele coloriu 10 fotos do holocausto para que ninguém se esqueça do horror do nazismo

por: Redação Hypeness

Esta semana, o mundo celebrou os 75 anos da libertação dos presos de Auschwitz. Para que ninguém se esqueça dos horrores do nazismo, o fotógrafo Tom Marshall coloriu 10 fotos do período.

As imagens foram registradas durante os primeiros meses de 1945, quando o mundo inteiro se tornava consciente do que ocorria nos campos de concentração. Oito mil prisioneiros foram libertados pelos soviéticos meses antes de que a Segunda Guerra Mundial chegasse ao fim.

Tom já coloriu diversas fotografias históricas como parte de seu trabalho. Ainda assim, ele contou em artigo escrito para o site Bored Panda que este projeto “foi perturbador, porque as imagens são tão chocantes”.

Durante o trabalho, o colorista precisou realizar diversas pausas, pois as cenas o incomodavam. Apesar disso, o fotógrafo comenta que sabia da importância de trazer estas fotografias à tona.

O processo de coloração também foi diferente, pois essas pessoas estavam próximas da morte no momento de sua libertação, então pintar tons de pele era totalmente diferente. Em cores, você pode ver os ossos e a pele pálida e sem sangue, e até os jovens parecem mais velhos, com cabelos grisalhos e manchas escuras ao redor dos olhos“, escreveu ele sobre o trabalho.

Tom não foi o único a entender este potencial. A artista brasileira Marina Amaral também realizou, há alguns anos, um trabalho de resgate e coloração de imagens do nazismo, intitulado “Faces of Auschwitz”.

Tom Marshal trabalha para a empresa PhotograFix, no Reino Unido. Em 2018, ele já havia empreendido um projeto igualmente importante de trazer cores a fotografias históricas, colorindo imagens de mulheres que lutavam por direitos iguais há 100 anos.

Veja fotos do holocausto em cores

Publicidade

Imagens coloridas e divulgadas por Tom Marshall/PhotograFix


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Os alpes franceses parecem montanhas de outro planeta pela fotografia infravermelha