Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Grande parte das raças de cachorros foram desenvolvidas em laboratório, a partir de intervenções humanas – e com o pug não seria diferente. Simpático e companheiro, com seus olhos esbugalhados, seu corpo pequeno e sua cabeça grande, o animal tornou-se nos últimos anos uma das raças mais populares em todo o mundo – mas esse aumento preocupa cientistas e veterinários do mundo.
Justamente por ser uma raça desenvolvida em laboratório, o cruzamento intencional e reincidente para a criação de novos pugs também sublinha e destaca ainda mais os muitos problemas de saúde que a raça possui.
O focinho curto e achatado, com narinas pequenas e estreitas dificulta a respiração do animal – que é ainda mais prejudicada pelo crânio pequeno, onde o tecido das vias respiratórias se acumula e bloqueia a passagem de ar – e os problemas de respiração também provocam problemas estomacais e intestinais. Os olhos esbugalhados, também fruto da cabeça pequena e achatada dos pugs, trazem não só a ameaça de lesões oculares para o bichinho, como também uma maior dificuldade fechar completamente as pálpebras, o que pode provocar úlceras, secar os olhos e até levar à cegueira.
E não para por aí: a raça costuma apresentar problemas ósseos, as dobras na pele podem causar alergias e doenças por conta do acumulo de fungos, o nariz achatado dificulta a regulagem da temperatura do corpo – que nos cães é feita pelo nariz – e a cabeça grande ainda exige que a maioria dos pugs nasça através de uma cesárea. Para agravar ainda mais a situação e a preocupação dos veterinários, a maioria dos donos da raça não sabem de tais características – e, por conta disso, muitas vezes sem querer acabam por negligenciar a saúde de seu pet. Por isso informação e visitas frequentes ao veterinário são fundamentais para que viver com um pug não seja uma tortura para ninguém – principalmente para o bichinho.
Publicidade
Um vídeo de junho de 2019, feito com auxílio de um equipamento de visão noturna a bordo de um navio da marinha...
O professor de história da British American na University of Central Arkansas Vaughn Scribner segue revelando como...
Todo mundo tem um amigo ou amiga que abandonou o Facebook e parece estar mais feliz em sua vida com tal decisão – e...
Não se trata de uma imagem manipulada digitalmente, nem de uma ilustração perfeita ou mesmo de uma imensa obra...
Maysa Rodrigues usou suas redes sociais para falar sobre uma condição inusitada, mas não impossível. Por causa de...
Não é só no Rio de Janeiro que os termômetros chegam a marcar 40ºC. Na Europa, essa temperatura se tornou uma...
Não é de hoje que a comunidade médica e científica nos alerta sobre os perigos do excesso de trabalho. Passar mais...
Cientistas da Universidade de Leeds, na Inglaterra, desenvolveram um sistema capaz de detectar problemas cardíacos...
A ideia de que nossa personalidade profunda se revela muitas vezes através de hábitos e escolhas banais foi levada ao...